terça-feira, 31 de julho de 2012

Boneca 3d







O dia das crianças está se aproximando, a boneca é um presente que elas amariam ganhar. Pode ser usada como prêmio de maior frequência na EBD. Para esta fiz um capuz e utilizei no aniversário da minha filha, para decorar a mesa.

Peça de decoração para quarto de bebê.

Esses quadrinhos fiz quando nasceu minha segunda filha. Trago como sugestão para decorar a sala do berçário.
Material utilizado: três telas, eva, tecido, fita de cetim, tinta pra artesanato e massa para texturizar.
Modo de fazer:  usei o lado inverso da tela, aproveitando a madeira, revestir com eva branco, depois cobrir todos os lados com massa, e, utilizando esponja, fiz pequenas batidas para dar o efeito, após a secagem pintei. Na parte interna cobrir um quadrado de eva do tamanho da tela com tecido, mas, você pode simplesmente utilizar eva estampado, eu só utilizei o tecido porque iria fazer par com a cortina. E depois fiz os motivos em eva, comprei três ursinhos e colei.







Boneca da vovó eva - 3d

Uma excelente sugestão para presentear as avós. Ficou muito fofa!







casa em e.v.a - 3d (maternal)

Esta casinha foi feita em eva e isopor, poderia também ser feita com papelão e eva. Esta é uma sugestão para trabalhar com crianças de 1 a 5 anos a lição "minha família e Deus". Como o telhado da casa é removível, na medida que for sendo apresentado cada lição (minha mamãe, meu papai, meu irmão, minha irmã, meu vovô, etc) você vai colocando os personagens dentro da casa, pode ser bonecos, ou figuras, de acordo com sua criatividade. Você irá ensinar brincando, tenho certeza que os pequeninos não esquecerão destas lições.
Obs.: Para ficar mais real, recortei de revistas imagens de interior de casa (sala, cozinha e quarto) e colei dentro das três janelinhas.









domingo, 8 de julho de 2012

Como tornar a Escola Dominical de sua igreja mais eficiente


PLANO DE AÇÃO PARA EBD
1.      Porque devemos criar um plano de ação para a EBD.
Nenhum ministério cristão pode servir a Deus sem planejamento e preparação. A Bíblia dá importância muito grande ao planejamento e ao treinamento. Toda a organização de Israel foi fundamentada na instituição do ensino no seio das famílias. Eliseu por exemplo seguindo fielmente os ensinamentos de Elias, Rute seguindo o exemplo de Noemi, estes são alguns dos exemplos que indicam uma ênfase bíblica na educação planejada. A intenção da mensagem bíblica era exatamente esta: que tais vidas servissem como modelo de educação. Usando a Palavra de Deus, as famílias são advertidas a ensinar seus filhos, submetendo-os a um treinamento para não se afastarem dela, “Tão somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos” (Deuteronômio 4:9), “...tu as inculcarás a teus filhos...” (6:7), “Ensinai-as a vossos filhos...”(11:19).
                        Nenhum exemplo bíblico é mais claro a respeito da importância dada ao treinamento do que a vida de Jesus Cristo. O plano Dele para trazer até nós o Reino de Deus constituiu-se em selecionar doze homens e dedicar-se em prepará-los para a sua singular missão. Temas constantes no Novo Testamento são o estudo, o aprendizado e o treinamento contínuo segundo as regras de Deus. Mesmo a Grande Comissão de Jesus  contém uma advertência a esse respeito: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mateus 28:19,20).
                        Podemos perceber, então, que o preparo de professores, de líderes, de alunos e de famílias é uma responsabilidade que nos foi dada por Deus e está sempre presente na igreja. A Escola Bíblica Dominical é a mais eficiente instituição educacional cristã no seio da igreja, portanto, investir nela, significa investir no Reino de Deus. Mas, como torná-la mais eficiente? Para não nos perdermos na trajetória que vai do ensino à aprendizagem precisamos de planejamento. Nenhum exército entra no campo de batalha sem antes armar seu plano de combate, a igreja precisa está preparada para este combate, pois, mas do que nunca as ideologias deste mundo, de forma sorrateira têm penetrado em muitas igrejas, que, sem se aperceberem, têm sido arrastadas por falsas doutrinas. Você quer saber “a temperatura” da sua igreja? É só olhar para a Escola Dominical de sua igreja. Como estão os bancos, lotados ou vazios? “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oséias 4.6a) Nenhuma igreja sobrevive sem o conhecimento da Palavra, ela não pode ser substituída. E é exatamente isto que algumas igrejas têm feito, no lugar do ensinamento têm-se promovido shows, espetáculos para atrair principalmente os mais jovens, transformando-se as igrejas em “clubes sociais”. Não podemos perder de vista nosso alvo, que é a glória de Cristo. A Igreja têm uma missão dada por Deus, a missão sacerdotal, “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (I Pedro 2.9). No Antigo Testamento era função dos sacerdotes o ensinamento da Lei, veja a palavra de Deus para os sacerdotes por terem abandonado sua verdadeira função: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu ti rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei de Deus, eu também me esquecerei de teus filhos. (Oséias 4:6). Este é o contexto (infelizmente)  que estamos vivendo, tempo de apostasia, muitas igrejas abandonaram a sã doutrina para seguir “modismos”, o abandono de seus líderes que deixaram de pregar a Palavra da Verdade, levará a perdição das gerações vindouras. Devemos cuidar da vida espiritual de nossas crianças e adolescentes, para que estes pertençam ao exército do Cordeiro. Precisamos investir na educação cristã de nossas igrejas, ou seja, precisamos investir na Escola Bíblica Dominical.  
“ E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Ro.10.17)
          Vendo a necessidade de obter resultados mais concretos, principalmente o crescimento espiritual de nossas crianças e jovens e o aumento de membros congregados em nossa igreja, lembrando, assim, o tríplice objetivo da Escola Bíblica Dominical que é o de levar o aluno a: converter-se a Jesus, crescer em Jesus e servir a Jesus. Iniciei em 2008 a estruturação planejada da nossa EBD, montei o nosso primeiro plano de ação, desde então, obtemos resultados surpreendentes. Como esta proposta de trabalho planejado nos têm abençoado! Por isso quero compartilhar um pouco desta experiência com aqueles que desejam uma escola dominical mais eficiente.
2 .Modelo de um Plano de Ação       
1. APRESENTAÇÃO
2. IDENTIFICAÇÃO
3.      DIAGNÓSTICO
Quadro de professores
Equipe de apoio
4.       JUSTIFICATIVA
5.      AVALIAÇÃO
6.      OBJETIVOS
7.      CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
8.       ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
8.1 Organização pessoal
8.2 Organização material
8.3 Organização funcional


3. O que é um plano de ação
PLANO DE AÇÃO é o documento que apresenta a forma de operacionalização e de implementação de todas as ações planejadas. Levando em conta a função da Escola Dominical, o plano de ação estabelecerá tudo aquilo que se pretende alcançar, os meios que serão utilizados, os recursos necessários, e, por fim, avalia-se o quê foi alcançado e qual novo direcionamento será necessário.
  
4. Passo a passo na construção do Plano de Ação
1º passo : apresentação
                Uma breve fundamentação daquilo que se pretende com o plano de ação, sempre procuro buscar um respaldo bíblico, com citações de referências bíblica e comentários que mostrem a importância do trabalho da escola bíblica dominical. Na apresentação do plano de ação de 2008 escrevi  sobre a importância da escola dominical, no plano de ação de 2011, escrevi  sobre a importância do planejamento para a execução das atividades  da escola bíblica. O texto inicial deve ser simples, claro, e, principalmente, trazer uma palavra de incentivo .

2º passo: identificação
                Nesta etapa irão constar algumas informações que identificarão: a igreja, local, endereço, etc. Como por exemplo:
                Plano de Ação (ano) da Escola Bíblica Dominical da Igreja (denominação) de (cidade/estado) Pastoreada pelo pastor ________________ Localizada na Rua Odilardo Silva, 2685, bairro do Trem.

3º passo: diagnóstico
                Nessa fase, serão levantadas informações sobre o funcionamento da escola dominical, ou seja, como o trabalho vem sendo executado. A equipe (incluindo professores, suplentes, coordenador, secretário, tesoureiro, etc) vai analisar e debater esses dados, sugerindo medidas para as eventuais alterações. Serão coletados dados sobre sua realidade, e irá analisá-los, do ponto de vista qualitativo e quantitativo: tanto os que significam dificuldades, quanto os que representam sucesso.
Na fase do diagnóstico, a escola identificará os recursos humanos e financeiros disponíveis. É preciso saber como a escola funciona,  como o processo de ensino é acompanhado e avaliado. Muitas vezes, a escola está fragilizada por culpa de uma gestão inadequada; outras vezes, por falta de recursos; outras, ainda, por falta ou despreparo de seus professores. Na medida em que vamos coletando informações, para conhecermos nossos problemas, vamos também encontrando soluções para eles.
Seria interessante, fazer um quadro demonstrativo, assim pode-se acompanhar de forma mais clara a evolução da EBD no decorrer dos anos, ou seja, primeiro faz-se um texto, com todas as informações possíveis quanto ao funcionamento da escola dominical: dados extraídos dos relatórios da secretaria (número de turmas e seus respectivos matriculados); da tesouraria (tudo o que entrou e saiu quanto a recursos financeiros); números de docentes e demais funções que venham a existir, que sirvam de apoio no trabalho da escola bíblica; os espaços físicos utilizados para a realização da EBD, suas condições de conservação, a liturgia dos cultos dominicais, etc. Depois, monta-se um quadro demonstrativo. Exemplo:
CLASSES
IDADE
MATRICULADOS
Berçário
0 à 1ano
08 (oito)
Maternal
 2 e 3 anos
12 (doze)
Jardim de Infância
4, 5 e 6 anos
10 (dez)
Primário
7 e 8 anos
07 (sete)
Juvenis
9, 10 e 11 anos
13 (treze)
Adolescentes
12, 13 e 14 anos
12 (doze)
Adolescentes
15, 16 e 17 anos
15 (quinze)
Jovens e adultos
A partir de 18 anos
40 (quarenta)

Total de matriculados nas classes infanto-juvenil e jovens e adultos

          117 alunos

4º passo: Justificativa:
            Neste espaço será redigido um pequeno texto respondendo a pergunta “porque fazer”, ou seja, porque precisamos planejar nossas ações.
5º passo: Avaliação:
            A constante avaliação da EBD contribuirá para seu crescimento. É essa avaliação que vai identificar os rumos que a escola vem tomando. Considerando as diversas funções da avaliação, seria interessante responder às seguintes indagações: Em que medida os desafios foram atendidos, no Plano de Ação? Quais os novos desafios que estão surgindo no percurso? As ações propostas foram desenvolvidas? Quais são os seus efeitos? Estes pontos podem ser discutidos nas reuniões de professores.
Também será importante definir formas claras de acompanhamento e avaliação das ações. Na nossa escola dominical implantamos a função do coordenador pedagógico, porém, é importante ressaltar que, este não têm a mesma função do coordenador (supervisor e orientador) de uma escola secular, mesmo porque, embora é função da EBD o processo ensino e aprendizagem, mas, esta se diferencia da escola secular por muitos aspectos, podemos discutir este ponto em outro momento. A principal função do nosso coordenador é fazer este acompanhamento avaliativo da EBD.        
            O acompanhamento da escola bíblica dominical deverá ter por base os dados obtidos, possibilitando à escola a análise dos resultados de seus esforços, fazendo com que eventuais problemas possam ser resolvidos, enquanto ainda é tempo de resolvê-los.
            Quando elaborei o nosso primeiro plano de ação, montei um questionário bem simples, cujas respostas eram “sim”, “não”, “em parte”, a cada uma atribuir um valor numérico, onde no final fazia-se a somatória chegando-se a uma nota. As perguntas estavam relacionadas aos diversos seguimentos de funcionamento da EBD. Foi a partir dos resultados destes questionários, que foram distribuídos, é que formulamos a nossa avaliação. A partir do segundo plano de ação, a avaliação foi elaborado de acordo com os objetivos traçados. Exemplo:

OBJETIVOS ESTABELECIDOS EM 2011
RESULTADOS ALCANÇADOS
Estabelecer as principais metas para o trabalho da Escola Dominical de 2011
A maior parte das metas estabelecidas, foram cumpridas, resultando no bom andamento da EBD de 2011. 
Aumentar o número de alunos matriculados, através de um trabalho de evangelização;
A EBD continua crescendo, apesar de não haver um trabalho específico de evangelização.
Dar continuidade a reestruturação da E.B.D. de modo que a organização pessoal, material e funcional, estabelecidas neste programa possa ser efetivada em sua totalidade
Houve reformulação na estrutura funcional, de modo que possibilitasse melhor adequação as mudanças e nova realidade da EBD.
Promover oficinas de treinamento para professores no decorrer do ano de 2011;
Foi realizada uma oficina para professores com o tema: Como organizar ambientes infantis.
Fazer o levantamento de recursos necessários para a implementação das salas de aula, com a compra de mobiliário e a produção de materiais de uso pedagógicos;
Foi criado um carnê que   possibilitou a arrecadação mensal de ofertas voluntárias. Sendo efetuado a compra de quatro quadros magnéticos e quatro mesas e cadeiras.
Promover a participação familiar na EBD através da implantação de reuniões de pais e mestre
Objetivo parcialmente cumprido, posto que, ocorreu apenas uma reunião. Havendo a necessidade de uma continuidade.
Implantar a classe do berçário.
Meta cumprida integralmente.


Este quadro foi apresentado no Plano de Ação de 2012.



 6º passo: Objetivos

São as metas estabelecidas para serem alcançado na EBD. Indicam áreas nas quais a escola concentrará suas preocupações. Refletem as suas prioridades. Representam a escola dominical que temos e definem a escola que queremos construir. Indicam não só seu propósito, mas, as estratégias que serão utilizadas para sua implementação. Será em cima dos objetivos que será feita a avaliação do ano seguinte.  
7º passo: Cronograma de atividades
Nesta etapa serão traçadas todas as atividades realizadas pela EBD, estabelecendo o período de duração de cada uma delas. Ex.: início e término de cada trimestre, programações de encerramento trimestral, reuniões de estudos para professores, reuniões de oração da diretoria, oficinas de treinamentos para professores, reuniões de pais e mestre, datas comemorativas a serem lembradas e outras mais que surgirem, vai depender das necessidades de cada Escola Dominical

8º passo: Organização administrativa e pedagógica.
Esta será estabelecida de acordo com a realidade de cada igreja, nela estarão determinados todo o funcionamento da EBD, tanto, aquilo que já existe, quanto aquilo que se deseja implementar. A nossa primeira estruturação organizacional foi estabelecida em 2008, desde então passamos à implementar diversas ações para alcançarmos o que foi pré estabelecido, nos anos subseqüentes conseguimos alcançar grande parte daquilo que idealizamos; em 2012 fizemos novas reformulações na estruturação organizacional da nossa EBD, posto, que surgiram novas situações e necessidades, devido o crescimento que pela graça de Deus temos tido, houve necessidade de aumentar nossa diretoria. Temos atualmente novos desafios à serem alcançados, principalmente, quanto aos recursos materiais. Quanto aos recursos humanos, temos investido na formação continuada de nossos professores, realizando anualmente congressos e oficinas de preparação para educadores cristãos.

8.1 Organização pessoal (recursos humanos).
Toda e qualquer Escola Dominical precisa de um mínimo de organização e, portanto, de uma diretoria. Segundo Odayr Olivetti em sua obra “Aprimorando a Escola Dominical” deve-se dar importância a isso pelas seguintes razões:
1º - Uma diretoria formalmente constituída é mais responsabilizante para os diretores.
2º - Uma diretoria formalmente constituída tende a inspirar mais confiança...
3º - Uma diretoria formalmente constituída, numa Escola Dominical pequena, favorece o seu crescimento ordenado, de acordo com os padrões gerais vigentes.
É importante que se especifique a atribuição de cada seguimento da diretoria

8.2   Organização material (recursos materiais).
Serão homologados todo o material que auxilia ou pertença ao departamento da EBD, e aqueles que se pretenda adquirir. Por exemplo:  materiais para o uso da secretaria, acervos literários, mobiliário, materiais didático-pedagógico, instalações, etc.
IMPORTANTE: Os alunos da Escola Dominical de hoje vivem em contado com as novas tecnologias: a tevê, o computador, a internet, DVD, jogos eletrônicos, etc; com a escola secular, com a sua nova metodologia, com os seus novos conceitos, com a sua nova visão de tudo. Nossos alunos não podem receber menos da igreja.

8.3 Organização Funcional: todas as programações que envolva a EBD, tanto aquelas que já foram efetivadas como aquelas que se pretenda implementar.

Desejo de todo o meu coração que você  copie esta idéia, que Deus lhe abençoe!