sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Jogo da corrida


Jogo: corrida das abelhas (jogo confeccionado pela professora Naidia)

Presos aos aspirais ficarão envelopes com as premiações escritas (devem ser surpresa). O professor fará perguntas que, se o aluno acertar, avançará  uma casa.








Outros modelos do jogo da corrida










Dominó Bíblico


Esse jogo foi uma proposta da professora Naidia. É muito fácil de produzir, é uma maneira das crianças aprenderem brincando




domingo, 24 de novembro de 2013

Jogo: Roda do Saber

    Como funciona o jogo: o professor deve levar para a sala as perguntas já elaboradas, com suas respectivas  respostas.. Um prêmio deve ser colocado sobre cada cor, o aluno joga o dado, que deverá conter as cores que estão na roda, como podem observar, a roda possui apenas quatro cores, portanto, você pode repetir uma cor, e colocar uma cor que não está na roda, ou poderá colocar duais cores que não possui no círculo, se o dado cair nesta cor que não está na roda, o participante terá que pegar um dos envelopes que estão no centro da roda, com perguntas extras, tendo a possibilidade de ganhar um prêmio surpresa, caso responda corretamente a pergunta.










A importância do lúdico na aprendizagem, com auxílio dos jogos.


     A Oficina 03 com o tema "ensinando com jogos e brinquedos" foi ministrada pela professora Naidia. Ela trabalhou com um texto e trouxe alguns jogos que foram confeccionados.


A importância do lúdico na aprendizagem, com auxílio dos jogos.

      A educação para obter um ensino mais eficiente aperfeiçoou novas técnicas didáticas consistindo numa prática inovadora e prazerosa. Dentre essas técnicas temos o lúdico, um recurso didático dinâmico que garante resultados eficazes na educação, apesar de exigir extremo planejamento e cuidado na execução da atividade elaborada. O jogo é a atividade lúdica mais trabalhada pelos professores atualmente, pois ele estimula as várias inteligências, permitindo que o aluno se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa. Através do lúdico o educador pode desenvolver atividades que sejam divertidas e que sobretudo ensine os alunos a discernir valores éticos, morais e espirituais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de propiciar situações em que haja uma interação maior entre os alunos e o professor numa aula diferente e criativa, sem ser rotineira.
      A educação secular e religiosa tem por objetivo principal formar cidadãos críticos, criativos e espirituais com discernimento e ser capazes de construir cada vez mais novos conhecimentos em diversas esferas. O processo de Ensino/Aprendizagem está constantemente aprimorando seus métodos de ensino para a melhoria da educação. O lúdico é um desses métodos que está sendo trabalhado na prática pedagógica, contribuindo para o aprendizado do alunado possibilitando ao educador o preparo de aulas dinâmicas fazendo com que o aluno interaja mais em sala de aula, pois cresce a vontade de aprender, seu interesse ao conteúdo aumenta e dessa maneira ele realmente aprende o que foi proposto a ser ensinado, estimulando-o a ser pensador, questionador e não um repetidor de informações.
      É preciso ressaltar que o termo lúdico etimologicamente é derivado do Latim “ludus” que significa jogo, divertir-se e que se refere à função de brincar de forma livre e individual, de jogar utilizando regras referindo-se a uma conduta social, da recreação, sendo ainda maior a sua abrangência. Assim, pode-se dizer que o lúdico é como se fosse uma parte inerente do ser humano, utilizado como recurso pedagógico em várias áreas de estudo oportunizando a aprendizagem do indivíduo. Dessa forma, percebem-se as diversas razões que levam os educadores a trabalharem no âmbito escolar as atividades lúdicas.
Como vemos Gilda Rizzo (2001) diz o seguinte sobre o lúdico:
“… A atividade lúdica pode ser, portanto, um eficiente recurso aliado do educador, interessado no desenvolvimento da inteligência de seus alunos, quando mobiliza sua ação intelectual.” (p.40).
Segundo a autora, observa-se que o principal papel do educador é estimular o alunado à construção de novos conhecimentos e através das atividades lúdicas o aluno acaba sendo desafiado a produzir e oferecer soluções às situações-problemas impostas pelo educador. Pois o lúdico é um dos motivadores na percepção e na construção de esquemas de raciocínio, além de ser uma forma de aprendizagem diferenciada e significativa.
      Convém ressaltar que o educador deve ter cuidado ao desenvolver uma atividade trabalhando o lúdico, por ser uma tarefa dinâmica, o professor fica na condição de estimulador, condutor e avaliador da feitura da atividade, no entanto o educador é o elo entre o lúdico e os alunos. Para que isso aconteça de forma eficaz na EBD deve-se ter um bom planejamento, um currículo adequado e objetivos claros.
      É importante dizer que a palavra “jogo” referir-se a “brincar”, levando em conta que o indivíduo não apenas se diverte jogando, mas também aprende internalizando conceitos primordiais para seu desenvolvimento secular e espiritual.
      A palavra “jogo” etimologicamente origina-se do latim “iocus”, que significa brincadeira, divertimento. Em alguns dicionários da Língua Portuguesa aparece com definição de “passatempo, atividade mental determinada por regras que definem ganhadores e perdedores”.
      Pois o objetivo principal do jogo como atividade lúdica é proporcionar ao indivíduo que está jogando, conhecimento de maneira gratificante, espontânea e criativa não deixando de ser significativa independente de quem o joga, deixando de lado os sistemas educacionais extremamente rígidos. É também uma excelente oportunidade do professor fazer um diagnostico da aprendizagem dos alunos, rever conceitos e projetar alvos.
      Trabalhar com os jogos na sala de aula possibilita diversos objetivos, dentre eles, foram pontuados os seguintes:
  • Desenvolver a criatividade, a sociabilidade e as inteligências múltiplas;
  • Dar oportunidade para que aprenda a jogar e a participar ativamente;
  • Enriquecer o relacionamento entre os alunos;
  • Reforçar os conteúdos já aprendidos;
  • Adquirir novas habilidades;
  • Aprender a lidar com os resultados independentemente do resultado;
  • Aceitar regras;
  • Respeitar essas regras;
  • Fazer suas próprias descobertas por meio do brincar;
  • Desenvolver e enriquecer sua personalidade tornando-o mais participativo e espontâneo perante os colegas de classe;
  • Aumentar a interação e integração entre os participantes;
  • Lidar com frustrações se portando de forma sensata;
  • Proporcionar a autoconfiança e a concentração.
      Nota-se também um entusiasmo maior sobre o conteúdo que está sendo trabalhado por haver uma motivação do educando em expressar-se livremente, de agir e interagir em sala de aula. Mas lembrando sempre que os jogos devem está devidamente associado aos conteúdos e aos objetivos dentro da aprendizagem, auxiliando a parte teórica, tornando o ensino mais prazeroso apresentando opiniões para crescer ainda mais o trabalho dos profissionais da área da educação.

Brinquedo de sucata

Na oficina, "Trabalhos manuais para os pequeninos", a professora Odileia levou como sugestão, algumas ideias que ela extraiu da internet.

Brinquedo de sucatas.
Material: garrafa pet, E.V.A, barbante, bola de pingue-pongue, tinta.









Sol feito de prato de papelão.
Poderia ser utilizado na história da criação.


sábado, 23 de novembro de 2013

Cartaz Leitura Bíblica

A professora da classe de juniores, aproveitou a ideia do cartaz que produzir  para a minha classe de adolescentes, e fez para a turminha dela, ficou muito bom. Parabéns tia Fladiana!





Trabalhos manuais para crianças pequenas.





      Coletânea extraída da “Enciclopédia Bíblica de Trabalhos manuais” publicada pela Editora Shedd Publicações LTDA-ME /SP.