Formação
e aperfeiçoamento de professores da Escola Bíblica Dominical.
Por que devo investir
na formação de professores para a Escola Bíblica Dominical?
- Porque
é dever da igreja.
Todo bom resultado é presidido de
uma boa preparação, é inconcebível imaginarmos um profissional sem uma prévia
capacitação para a execução com esmero daquilo que se propõe a realizar. Se formos analisar a luz da Bíblia antes de
Jesus enviar os discípulos, ele os treinou, os capacitou, para que pudessem
realizar a grande obra do Mestre Jesus, “Ide, portanto, fazei discípulos de
todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
ensinando-os a guardarem todas as coisas que vos tenho ordenado” Mateus 28.19,
20. “Assim como o Pai me enviou, eu
também vos envio.” João 20.12. Foram
três anos de escola com o Mestre Jesus, onde este ensinou a respeito do seu
Reino e da sua obra, mas, o Senhor não só os treinou, como também fez de cada
um deles treinadores.
- Porque
há uma necessidade.
O primeiro aspecto a ser levado em
consideração, quanto ao preparo de cursos para professores, são as necessidades
da Escola Dominical local. Devemos responder à seguinte questão: Qual é hoje a
maior necessidade da escola dominical da minha igreja? As escolas dominicais
que visitei nesses últimos anos, tinham uma diversidade de aspectos e
características, que as diferenciavam tanto no aspecto estrutural, quanto no
aspecto pedagógico. Porém, teve uma problemática que foi comum à todas elas, a
falta de professores, ou melhor, de pessoas que se dispusessem a assumir
classes da escola dominical. Conheci igrejas com uma excelente estrutura
física, com salas de aulas disponíveis, porém vazias, porque não tinham
professores, principalmente para as classes de adolescentes e jovens. Igrejas
com número expressivo de membros, mas indisponíveis para tão nobre tarefa. Essa
situação vivenciei na minha igreja, quando por falta de professores, algumas
faixas etárias não possuíam classe de estudo. As explicações mais comuns para
esta indisponibilidade eram: não tenho tempo, não me sinto capaz, não vou dar
conta, nunca trabalhei com crianças, não tenho experiência, nunca fiz nenhum
curso... Foi mediante este problema que nos propusemos a investir na formação
de professores para a EBD. Hoje já estamos colhendo os frutos deste
empreendimento, temos dois professores titulares para cada classe, não
trabalhamos com professores suplentes, mais com revezamento, ou seja, cada
professor trabalha um trimestre. Observe que ao planejar um curso para
professores, deve-se levar em conta, as pessoas às quais está sendo destinado, se
o curso será apenas para aqueles que já atuam como professores da escola
dominical, ou seja, o objetivo é de aperfeiçoamento, os temas trabalhados se
diferenciarão, de cursos de formação, onde o objetivo será trazer noções iniciais
para aqueles que desejam engajar-se no ministério do ensino. Porém isso não
impede que se tenha tanto o objetivo de aperfeiçoamento como de formação no
mesmo curso, contanto que se tenha em mente alcançar os dois grupos, os já
atuantes como os não atuantes. É visível na minha igreja, que os cursos foram
instrumento de incentivo tanto àqueles que já trabalhavam como professores da
EBD, como possibilitou o engajamento de novos irmãos no ministério do ensino.
3. Tipos de
treinamento de professores
A igreja local deve desenvolver
estratégias para o recrutamento, acolhimento e apoio aos professores da escola
dominical. Mas, infelizmente a regra têm sido, entregar ao professor a classe,
a lição e, deixá-lo no “por conta própria””, ou seja, ao encargo de seu esforço
pessoal, sem acompanhamento e incentivo algum. Este, poderia ser, um fator que
tem cooperado para a não disponibilização de pessoas ao serviço do ensino.
Recrutar professores para a EBD, têm sido uma tarefa difícil e frustrante,
segundo alguns relatos de líderes e superintendentes de Escolas Dominicais.
Portanto, essa dificuldade pode ser mais um sintoma de outros problemas do que
o problema central em si. Vejamos algumas situações que têm inibido o
engajamento de membros das igrejas ao serviço do ensino: falta de prioridade
dada à educação; falta de propaganda do programa educacional; senso de descaso
que os professores sentem por parte da igreja, número elevado de alunos com a
junção de diversas faixas etárias para
cada professor; falta de frequência regular dos alunos e pouco apoio dos pais;
salas inadequadas e falta de equipamentos e recursos; falta de treinamento
profissional e de apoio. Poderíamos citar outros fatores, mas, estes nos basta,
para afirmarmos que, enquanto houver qualquer um destes problemas, haverá
dificuldade em recrutar pessoas para o ensino. Em todos os setores da vida da
igreja, deve haver maior dedicação e apoio aos professores.
Há uma variedade de ações, que podem
ser empreendidos na capacitação e apoio aos professores da EBD, que
possibilitará dirimir ou resolver alguns dos problemas presentes no trabalho da
Escola Dominical, assim como tornará mais fácil o recrutamento de novos
professores. Não é possível detalhar as sugestões que serão dadas, mas,
citaremos algumas, sem que se esgotem outras possibilidades.
3.1. Reuniões mensais ou trimestrais
com todos os professores onde se apresentará alguma atividade, método ou
conceito relacionado ao ensino.
3.2. Formação de grupos pequenos com
dois ou três professores que se reunirão para o planejamento e confecção de
materiais didáticos para suas classes. Este só será possível quando houver um
número maior de classes, posto que os professores serão de classes afins.
3.3. Estudos dirigidos. Verifique as
habilidades existentes entre os próprios professores ou demais membros da
igreja, para que estes tragam algum curso direcionado. Ex. alguém que tenha
conhecimento de informática, levará um curso quanto ao uso da tecnologia como
recurso didático no ensino; alguém com conhecimento na música, trará
orientações quanto a escolha e ensino dos cânticos nas lições bíblicas, etc.
Tenho em minha igreja professores habilidosos e experientes, por isso os
estudos dirigidos deram muito certo. Têm sido uma experiência gratificante, ao
ver os próprios professores treinando outros.
3.4. Reuniões anuais para
confraternização e avaliação dos trabalhos desenvolvidos, este deve ser um
momento especial, o coordenador deverá preparar com carinho essa programação,
separando um momento de avaliação, dando destaque a tudo o que foi desenvolvido
pelos professores, com a amostra de imagens, entrega de brindes e etc. Há
muitas possibilidades.
3.5. Programas regulares de apreciação das atividades
desenvolvidas na EBD. Em vez de recrutar professores e deixá-los ao acaso,
esquecendo-se deles, vamos dar destaque à atividade do ensino na igreja.
Vejamos algumas possibilidades: divulgação das atividades das classes, no
boletim ou no jornal da igreja (se a igreja tiver); criação de um mural da
escola dominical, onde se destacaria em cada mês uma classe, expondo a produção
do professor com seus alunos; um dia especial do ano para as classes receberem
a visita dos pais dos alunos; uma recepção anual aos professores; exposições de
trabalhos, relatórios e atividades dos alunos. Como foi dito anteriormente, as
possibilidades não se esgotam.
3.6. Organizar juntamente com toda a
equipe da Escola Dominical e com o apoio da igreja uma biblioteca, que servirá,
tanto como recurso para os professores, assim como, para o uso coletivo de toda
a igreja.
3.7. Curso intensivo para a formação
de professores de EBD. A organização de um curso que abranja um grupo maior de
participantes, reúna várias igrejas, num período relativamente curto (por
exemplo um final de semana inteiro), requer recursos financeiros e
planejamento. Encerramos recentemente o nosso quarto curso para líderes e
professores de Escola Bíblica dominical. Não tenho a pretensão de determinar
regras, quanto ao modo de se promover um curso com maior abrangência, mas, trazer
algumas sugestões baseadas naquilo que temos vivenciado em nossa igreja.
4. Como preparar
cursos para formação e aperfeiçoamento de professores de Escola Dominical.
4.1. A escolha do tema deve está
direcionado às necessidades do professor e da escola dominical. O primeiro
passo é decidir o tema, se trata de um corpo docente com pouca experiência, ou
seja, ainda iniciando no ministério do ensino, é fundamental iniciar com os
princípios básicos da educação cristã, relacionado diretamente à aula, ou seja,
desde seu planejamento à sua execução.
Quando iniciamos o trabalho de
reestruturação da EBD em 2008, estabelecemos como uma das metas para a nossa
escola bíblica a formação de professores, e dentre algumas das estratégias,
estiveram a realização de cursos, com a participação não só da igreja local,
como também de outras igrejas de nossa cidade. Foram quatro cursos que tivemos
a alegria de organizar, cujos frutos estamos colhendo. O nosso primeiro curso
voltado para a formação de professores, ofereceu cinco oficinas com a seguinte
divisão: Como funciona a EBD? Estrutura e Funcionamento da EBD; O que vou
ensinar? A importância do Currículo na EBD; Para quem vou ensinar?
Características das fases infantis; Como vou ensinar? Métodos e acessórios de
ensino; O que os alunos irão aprender? Planejamento da aula.
Quando realizamos este curso,
tínhamos um pequeno número de professores, assim como poucas classes da EBD,
alguns daqueles que participaram na época, para ser mais precisa em 2010, não
eram professores, mas hoje fazem parte do corpo docente da escola dominical,
assim como, o número de alunos quase que dobraram, mas, este foi apenas o primeiro
de outros que seguiriam. E não sessaremos de empreendermos nossos esforços
nesse ministério, “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes
deveres...” (I Tm. 4.16), o professor é separado por Deus para um propósito específico,
o ensino da Verdade que liberta (Jo. 8.32), por isso precisamos investir nos
nossos professores, para que se apresentem diante do Senhor da obra como obreiros
“aprovados” (II Tm. 2.15). O Diabo faz um esforço extra para destruir nossas
crianças. Precisamos estar ativos para combater todas as influências e
pressões, ensinando e aplicando a verdade da Bíblia. “E como ouvirão, se não há
quem pregue?” (Ro. 10.14). Que Deus desperte nossas lideranças para investir na
formação e preparação de professores de escolas dominicais.
Com a construção de diversas salas
de aulas, observei a dificuldade por parte dos professores do melhor
aproveitamento do espaço. As salas tinham as carteiras e paredes vazias, estas
eram utilizadas apenas para pregar os visuais das lições. Diante da necessidade
surge o segundo Curso com o seguinte tema: A organização de ambientes infantis:
planejando espaços para o desenvolvimento e aprendizagem dos pequenos. Os
participantes foram desafiados e enfrentaram seu desafio com esmero,
confeccionaram seus cartazes, preenchendo e colorindo as paredes das salas de
aula com material para o uso pedagógico.
Implantamos na nossa EBD a reunião
de pais e mestre e plantão pedagógico, mas, para que isso fosse possível,
precisávamos criar uma sistemática de avaliação para e escola dominical, sendo
assim, surge nosso terceiro curso com o tema: Desenvolvendo uma escola
dominical com qualidade: ensinando através de jogos e brincadeiras.
Observem que a escolha de cada tema
está condicionado as necessidades da Escola Bíblica, não são simplesmente mais
um evento pra preencher o tempo, ou para promover a liderança, cada curso tem objetivos
a serem alcançados, que acima de tudo visam a obtenção de resultados, a curto e
a longo prazo. Que o Senhor nos dê sensibilidade para enxergarmos e capacidade
para nos esforçarmos à atender as necessidades existentes nas nossas escolas
bíblicas dominicais.
Realizamos recentemente o nosso
quarto curso para professores de escola dominical com o tema: Desenvolvendo uma escola dominical com
propósito: como ensinar doutrinas Bíblicas de forma clara, simples e atrativa.
Sem dúvida esse não será o último, mas virão outros cursos, visto que, ainda
temos um longo caminho a trilhar, lembrando-nos da ordenança de Jesus que como
igreja devemos fazer discípulos
Todos os cursos que foram
organizados eles tiveram a parte teórica e a parte prática, onde os
participantes fizeram a demonstração ou exposição daquilo que aprenderam,
segue-se algumas sugestões de temas para cursos e oficinas:
ü A arte de contar histórias bíblicas
de forma lúdica: bonecos de pano, fantoches e outros suportes.
ü Como trabalhar com recursos
didáticos nas classes infanto-juvenis.
ü O uso da música no ensino cristã.
ü Didática de ensino para a terceira
idade/ didática de ensino para jovens e adultos...
4.2. Elabore um projeto.
Para assegurar a eficácia, a
eficiência e os resultados daquilo que se pretende na realização de um Curso
para professores, faz-se necessário o planejamento prévio da ação. É no projeto que estarão presentes todos os
elementos que expressam o propósito da ação, podendo ser este o equacionamento de
um problema ou o atendimento de necessidades. É também no projeto que estarão todas
as informações necessárias para a realização do evento, como por exemplo as fases
das atividades que deverão ser executadas (divulgação, levantamento de recursos
e outros), delimitação de papel e responsabilidades das pessoas envolvidas no
evento. Ou seja, o projeto possibilitará a racionalização de todas as ações
necessárias para a realização do evento.
Estrutura
do Projeto: na
elaboração do projeto poderá ocorrer a variação de alguns elementos, mas no
geral, acabam seguindo um padrão. Aqui listei alguns elementos que devem ser
considerados ao se elaborar um projeto: Introdução ou Apresentação; Justificativa;
Objetivo; Público Alvo; Metodologia; Avaliação; Cronograma de Atividades;
Recursos financeiros; Recursos Humanos. Irei ponderar brevemente alguns desses
elementos.
·
Introdução
ou Apresentação: Você deve apresentar
na introdução o contexto do projeto,
procurando responder a seguinte pergunta:
quais preocupações e princípios orientam o seu projeto?
Fundamente o tema escolhido, contextualize os aspectos observados que levaram a
escolha da temática, fortaleça sua fundamentação com passagens bíblicas.
·
Para elaborar a justificativa, procure responder a seguinte pergunta:
POR QUE é importante a realização desse evento, com o público escolhido e sobre
o tema escolhido? Lembre-se que todo projeto deve se destinar a resolução de um
ou mais problemas.
·
Objetivos:
É o resultado que se pretende alcançar a partir da atividade a ser realizada,
portanto, você deve responder O QUE? Representa um marco de referência para
orientar todas as ações a serem desenvolvidas no decorrer da curso.
·
Estabelecido
os objetivos, torna-se fácil definir o público alvo, eu pretendo alcançar que
perfil de pessoa? Geralmente nós procuramos alcançar tanto os mais jovens, sem
experiência com o serviço cristão, mas, que desejam trabalhar na obra, como
aqueles que já tem uma farta experiência. Pessoas que trabalham tanto com o
público infantil como o público adulto, tudo vai depender do tema escolhido.
Alguns temas são voltados somente para o trabalho com crianças, outros com os
adultos e assim por diante, portanto, a pergunta a ser respondida é QUEM?
·
Metodologia:
nesse item você deverá responder COMO? Descreva no projeto quais os
procedimentos didáticos que serão desenvolvidos na realização do curso.
·
Avaliação:
estabeleça os critérios (aspectos) a serem observados e quais os instrumentos a
serem utilizados para a coleta de dados ou informações.
·
Cronograma
de Atividades: especifique QUANDO irá realizar cada etapa assim como cada ação,
seja específico quanto aos dias e o horário da realização do evento.
·
Recursos Financeiros: (QUANTO?) faça uma
planilha com descrição, quantidade (se possível) e valores de todo o material
que deverá ser comprado para a realização do curso. Para isso deverá ser feito
uma pesquisa de preços, ao se ter conhecimento do custeio do curso, se
estabelecerá o quantitativo de recursos a serem arrecadados e se definirá a
taxa cobrada por cada participante. A taxa deverá ser um valor baixo, para
possibilitar uma maior acessibilidade dos interessados em participar.
·
Recursos
humanos: forme sua equipe de trabalho, distribua as tarefas e delimite a
atribuição de cada pessoa que estará envolvida no evento.
Temos aqui uma parte do projeto do quarto curso para formação de professores que foi realizado em 2016.
4.3. Execução do
Projeto.
O projeto traz a descrição de todas
as ações que serão necessárias para a realização do Curso de formação. Agora é
só dar corpo e vida a todas as ideias expostas no projeto. Mas para que isso
seja possível, você terá que convencer da relevância deste evento àqueles que
serão seus parceiros na realização deste empreendimento espiritual, você irá se
preparar para a apresentação do projeto. Procure fazer uma apresentação breve e
empolgante, para não cansar seus ouvintes. Faça a leitura apenas da
apresentação do projeto, os demais itens deverão ser apresentados apenas em
breves tópicos, não necessariamente todos os itens, e de preferência faça sua
apresentação fazendo uso do power point. Apresente a cada um sua atribuição,
estabeleça prazos para a execução das tarefas. Tenha cuidado na distribuição
destas tarefas, leve em conta o perfil de cada um bem como suas habilidades e
conhecimento.
Quais as ações e os elementos necessários
Para
não se estender tanto podemos citar de forma objetiva os seguintes elementos:
- Divulgação: forme uma equipe responsável exclusivamente por esta tarefa, deverá estar definido valor e período da inscrição, data e local do evento, assim como o número máximo de inscritos; material de divulgação (cartazes, panfletos, folders) e os meios que serão utilizados para divulgar o evento. Deverá ser garantido a todos os interessados o acesso ao máximo de informações a respeito do evento, isso proporcionará credibilidade e maior organização durante o evento.
- Inscrições: é importante que os inscritos recebam no ato da inscrições toda a programação do curso, assim como outras informações necessárias, e que os organizadores tenham as informações dos inscritos.
- Palestrante(s): estes deverão ser contatados com antecedência, para que repassem o material escrito em tempo hábil para sua reprodução. Disponibilize tudo aquilo que o palestrante solicitar para sua palestra. . Tenha cuidado na escolha dos palestrantes, que sejam pessoas das quais você já conhece seu trabalho, que tenham experiência e conhecimento da área de ensino e que principalmente você já os tenha escutado palestrar.
- Espaço: o local é um fator de relevância para o melhor aproveitamento do curso. Por isso deve-se delimitar o número de inscritos garantindo acomodação para todos os participantes, levando-se em conta, também, iluminação, clima e outros fatores. Qualquer incômodo, afetará diretamente o ensino, lembro-me de um desses encontros que ministrei, onde a sala que eu e meus ouvintes foram acomodados, estava ainda em fase de construção, não havia ventilação, levando-se em conta que o clima da cidade era quente, quase não suportei o calor, as pessoas se abanavam enquanto eu palestrava, algumas foram embora na metade do estudo. Os organizadores cometeram um erro gravíssimo. O espaço deverá ser adequado para aquilo que os organizadores se propuseram a oferecer, principalmente quando se trata de oficinas de produção, fui convidada para dar uma oficina de produção de jogos pedagógicos em e.v.a., devido um grande número de participantes, foram divididos em duas salas, eu tive que me deslocar por muitas vezes de uma sala para outra sempre que era solicitada, isso comprometeu sobremaneira a oficina. Ofereça apenas aquilo que você pode dar.
- Participantes: informe aos inscritos o material que receberão, e se, no caso, ocorrer oficinas de produção, forneça a eles também uma lista do material que eles deverão trazer para as oficinas (tesoura, pistola de cola quente, bastão de silicone, régua, folhas de e.v.a., etc). Improvisos, jamais! Sugestões de materiais a serem entregues aos participantes: pasta, apostilas, blocos de anotações, programação, crachá, caneta, lápis e outros. Vai depender daquilo que o inscrito necessitar para participar do curso. Se o horário das palestras forem prolongados, estabeleça intervalos e ofereça, água, suco, café, pães, biscoitos, etc. São apenas algumas sugestões, isso fica a critério de cada região.
- Programação: o primeiro aspecto a ser levado em consideração ao se definir a programação do evento, é o propósito pelo qual esse curso foi idealizado: formação e treinamento de professores de escolas dominicais. É promover um ministério docente eficaz. Portanto, vamos elaborar uma programação, cujo foco é o professor e o ensino. Tenhamos cuidado com as motivações erradas, o evento é para capacitar e não impressionar, é para promover um ensino eficaz e não promover a liderança do evento. Lembro-me de ter participado de um Congresso para professores de escola dominical, com início as dezessete horas e término as vinte duas horas, teve louvores, três mensagens, homenagens, sorteios, o início das oficinas se deu as vinte e uma horas, estavam todos esgotados, não pude finalizar o estudo, interrompi na metade, devido a hora avançada. A programação deve ser simples, a maior parte do tempo deverá ser ocupada com o ensino.
Assim como o ensino é uma arte,
planejar e organizar um encontro para professores de escolas dominicais também
é uma arte. Todas as pessoas que participam de um curso, ou congresso para
professores, tem o direito de esperar que seja capaz de fazer algo novo na
manhã de domingo na sua sala de aula, toda pessoa que participa de um curso de
treinamento espera receber um ensino que lhe ajude de forma prática, ou seja,
que lhe possibilite a pôr em prática o que aprendeu, “os que lideram os
encontros precisam estabelecer normas elevadas para si mesmos, a fim de que
seja feita preparação cuidadosa e a liderança seja eficiente em cada encontro”
(Donald Griggs).
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