A rotina de uma classe de EBD é nada mais que a sequência de atividades que serão desenvolvidas pelos alunos no decorrer da aula. A primeira vista pode parecer desnecessário a definição dessa sequência. Porém, principalmente quando se trata da classe dos pequeninos, o planejamento prévio dessas atividades possibilitarão elementos importantes no ensino e na aprendizagem dos mesmos. Vejamos alguns deles:
- Transmite à criança sentimentos de estabilidade e segurança, A tendência é que, o próprio aluno passa a antecipar o que vai acontecer ao longo da aula Desse modo, evita-se momentos de ansiedade ou euforia na turma.
- Trás disciplina não só aos alunos como ao próprio professor, evitando-se sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar.
- Proporciona autonomia: quando o aluno se acostuma com os “combinados”, se tornam mais capazes de organizar por si mesmos as tarefas ao longo do tempo que têm disponível, sendo também necessário que os professores deem às crianças certa liberdade para administrar suas atividades dentro da rotina proposta.
- Se a rotina for organizada, fica mais fácil garantir que os alunos completem suas tarefas e que o professor possa atingir os objetivos educacionais desejados.
- Porém, a rotina não precisa ser rígida, sem espaço para a criatividade (por parte dos professores e das crianças). Pelo contrário a rotina pode ser rica, alegre e prazerosa, proporcionado um ambiente de aprendizagem.
Temos aqui um modelo de rotina com a seguinte sequência: oração inicial; louvou; memorização do versículo, história, atividade, brincadeiras, oração final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário