“Se o professor deseja evoluir, a avaliação é fundamental. O auto-exame
e a auto-crítica são evidências saudáveis de um professor em progresso,
contanto que conduzam ao desenvolvimento e o fortalecimento de seu ministério e
não ao desencorajamento” (Sam Doherty)
– O que é avaliação
1. A avaliação da escola
dominical visa diagnosticar sua organização, programações, relações, decisões e
resultados de seus planos e projetos, desenvolvidos pelos sujeitos, neste caso
específico, todos aqueles que atuam direta e indiretamente nos cultos matinais
de domingo. Envolve todas as atividades e instâncias da EBD, possibilitando um
auto-retrato (auto-conhecimento) da própria igreja.
Este com certeza é um processo
complexo, mas, de extrema importância para o crescimento da obra, e, para que
funcione, deve ser contínuo e sistemático, ou seja, fazer parte da rotina, envolvendo atores
internos e externos, buscando produzir subsídios para a melhoria e
aperfeiçoamento da qualidade da escola dominical
Sabemos que o Espírito Santo é a
fonte de todo o ensino eficiente “Mas o Consolador, o Espírito Santo... vos
ensinará todas as coisas” (João 14:26) que não há compreensão espiritual real
da Palavra de Deus sem Ele “E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes
conhecimento” (I João 2:20). Porém, esta verdade não elimina a necessidade de
utilizarmos todos os recursos disponíveis e todo o conhecimento pedagógico que
dispomos no ensino da EBD, e, principalmente, não nos exima de nossa
responsabilidade como trabalhadores da ceara, onde incansavelmente devemos
labutar pelo crescimento desta obra.
“ O trabalho de um professor pode ser comparado com a de um jardineiro.
Um jardineiro lança a semente de acordo com o que ele sabe sobre os princípios
de jardinagem. Ele prepara o solo, semeia com cuidado, e certifica-se de que as
ervas daninhas não cresçam e sufoquem as sementes. Essa não é uma negação do
fato de que somente Deus pode conceder vida. O jardineiro sabe que ele não
é capaz de fazer com que a semente cresça. Ele precisa depender de que Deus
concederá vida. Mas isso não elimina sua responsabilidade de fazer tudo que
está ao seu alcance” ( Sam Doherty)
Devemos nos perguntar se estamos
reunindo todos os esforços necessários para que a nossa Escola Bíblica
Dominical cumpra o seu papel, o ensino
que desenvolvemos têm alcançado a mente e o coração de nossos alunos, temos
aplicado os princípios de ensino necessários para o processo de aprendizagem,
temos estado na dependência do Espírito Santo diante das decisões? Precisamos
avaliar a EBD que temos hoje e nossas práticas como professores.
“ O professor medíocre conta,
O professor bom explica,
O professor ótimo demonstra,
O melhor professor inspira.”
Trago uma proposta de avaliação que pode ser facilmente desenvolvida
na sua Igreja. Qualquer dúvida, utilize o espaço do comentário.
Organização e materiais necessários
Formação de
quatro (04) grupos, sendo que cada um receberá um questionário contendo quinze
questões.
Os grupos
receberão lápis de cor nas cores amarela, verde e vermelha, e um envelope
contendo três cartões nas mesmas cores.
As respostas serão dadas primeiro no questionário, utilizando-se as
cores, após discussão em grupo.
Cada grupo
manifestará sua resposta utilizando-se do cartão, cujo resultado será exposto
num mural com o quadro – síntese para que todos possam visualizar o resultado
da avaliação.
As perguntas
estarão divididas em três dimensões (em relação à E.B.D.; ao professor e sua
prática e o professor e o aluno), serão cinco perguntas para cada dimensão.
Toda a programação
será conduzida por um coordenador, que irá expor o resultado no quadro-síntese.
Haverá um
relator que auxiliará o coordenador, conferindo as cores, tomando nota para que
não haja erro na exposição do resultado.
Cada dimensão
terá o valor mínimo de vinte pontos e máximo de cem pontos.
Definição das
cores:
Verde: Se
essas: práticas/ princípios / conhecimentos/ ou situações
Estão
consolidadas.
Resultado -> um bom caminho no
processo de melhoria
-> valor numérico: 5
Amarelo: Se essas: práticas/ princípios/ conhecimentos/ ou
situações
Ocorrem mas não podem ser
consideradas recorrentes ou consolidadas.
Resultado -> elas merecem
cuidado e atenção
-> valor numérico 3
Vermelho: Se essas: práticas/ princípios/
conhecimentos/ ou situações
São inexistentes ou quase inexistentes
Resultado -> a intervenção
precisa ser imediata.
->
Valor numérico: 1
A resposta de cada
grupo deverá ser justificada
Durante os trabalhos
em grupo, todos deverão participar das discussões e atribuições de cores,
ouvindo e respeitando-se o que o outro tem a dizer e aproveitar o momento para
o diálogo.
O processo
de escolha das cores deve ser negociada entre todos.
è
Modelo do Quadro Síntese
Grupos
|
|||||
Perguntas
|
01
|
02
|
03
|
04
|
Total
Parcial
|
01
|
|||||
02
|
|||||
03
|
|||||
04
|
|||||
05
|
|||||
Total Geral
|
Obs.: As cores amarela e laranja foram utilizadas apenas para facilitar
a explicação.
Material utilizado para o quadro síntese:
·
Papel quarenta quilos branco
·
Papel cartão preto (azul)
·
Papel camurça branco
·
Cartolina branca
·
Feltro vermelho, verde e amarelo
·
Entretela fina
·
Pincel atômico preto
Modo de fazer:
Numa folha inteira de papel quarenta quilos, risque as linhas com lápis, conforme o modelo demonstrado acima; os números e as palavras podem
ser impressas e coladas ou escritas com pincel. Nas partes amarela e laranja,
demonstrada no quadro, cole papel camurça branco deixando de fora as
partes que estão na cor branca. Após este processo, corte tiras de 1 cm de papel cartão preto e cubra as linhas que foram riscadas de lápis colando na folha. Está pronto o quadro síntese.
Para ser utilizado no quadro no momento da avaliação
Corte em
retângulo, de forma que caiba em cada quadrado da parte amarela, o feltro (vinte unidades nas cores amarela, verde e vermelha). Seguindo a mesma medida, corte na cartolina branca vinte retângulos e cole a entretela, estes serão
utilizados na parte laranja.
Como funciona:
Após a
leitura de cada pergunta, os grupos manifestarão suas respostas levantando o
cartão. Conforme a cor do cartão, o relator colocará no quadro síntese o
retângulo em feltro nas cores correspondentes e somará o resultado, de acordo
com o valores estabelecidos. Os resultados serão escritos nas fichas de cartolina e colocados, um após outro, na parte laranja do quadro. Ao término de cada
dimensão far-se-á a soma total que será exposta no quadro síntese.
Todos os
resultados deverão ser anotados, para que posteriormente seja feito um relatório de todo o processo avaliativo.
Avaliação
O Sim (estão consolidadas). 5 pts
O Razoável 3 pts
O Não 1 pts
(1ª Dimensão) – A Escola Bíblica Dominical
O A
E.B.D. nos moldes de hoje, objetiva a evangelização a edificação, a santificação,
o despertamento e a preparação para o serviço cristão?
O Existe o
cuidado com a distribuição das diferentes faixas etárias nas respectivas
classes?
O A
estrutura hierárquica tem obedecido as bases cristãs de ordem e decência?
O Atualmente
a E.B.D é autônoma?
O O ambiente
físico da E.B.D, são devidamente adequados, tendo a suficiência ( com a
disponibilidade de material, espaço ou equipamento quando necessários) e a
qualidade (com adequação do material à prática pedagógica, boas condições de uso,
conservação, organização, beleza, etc)?
(2ª Dimensão)
– O professor e a sua prática
O Sempre
utilizo um plano escrito para cada lição além da revista do professor,
adequando a lição proposta pela editora às necessidades de meus alunos?
O Dou a devida importância no uso dos recursos visuais, reconhecendo que
ele torna a lição muito interessante e atraente. Porém, não esquecendo de
colocá-lo numa posição de subordinação, pois, Deus e sua Palavra possuem a prioridade
absoluta?
O Inicio a
preparação da lição com bastante antecedência, para que o tempo gasto no seu
preparo seja adequado e resulte num ensino mais eficiente. Pois, reconheço que
“a preparação e a apresentação são as duas maiores tarefas e responsabilidade
de todo professor?
O Procuro
através da leitura de bons livros, da observação de meus alunos e do diálogo
com outros professores mas experientes, conhecer o interesse envolvido em cada
faixa-etária, respeitando suas limitações, para assim desenvolver um trabalho
eficiente?
O Reconheço que
o sucesso do ensino cristão, está na dependência do Espírito Santo, por isso
costumo ter um tempo devocional diário, estabelecendo um padrão de leitura /
estudo da Bíblia?
(3ª Dimensão)
– O professor e o aluno
O Oro
regularmente por cada um de meus alunos, apresentando seus problemas e suas
necessidades específicas? Meus alunos sabem que oro por eles?
O Será que eu, sob a direção de Deus e sob o
poder do Espírito Santo, inculco a atitude correta em meu aluno – atitude como:
“gosto disso”, esse é um lugar legal”, “ Deus me ama” e “meu professor gosta de
mim”?
O Eu me considero,
de fato, um professor da Palavra de Deus e não apenas um contador de histórias
ou uma babá, ou mesmo algum tipo de palhaço que distrai a atenção das crianças?
O Relaciono minhas lições à vida prática e satisfaço as necessidades de meus alunos, aplico
realmente a verdade ensinada à minha vida servindo como exemplo?
O Posso dizer
com sinceridade que amo o “Vitor” desobediente e a “Paula” adorável sem me
esquecer de que o Deus que me chamou para ensiná-los é imparcial com seu amor?
Aquí está a imagem de quando utilizamos o quadro síntese. Esta avaliação ocorreu após uma oficina de treinamento para professores, este momento que registramos foi quando os alunos receberam seus certificados:
2 comentários:
Parabéns pelo blogue quanta riqueza em suas práticas de avaliação. Aplicarei na EBD da minha igreja que Deus continue abençoando o seu ministério e em especial nas práticas pedagógicas.
Também Gostei
Postar um comentário