sábado, 11 de agosto de 2012

Como avaliar a Escola Bíblica Dominical


“Se o professor deseja evoluir, a avaliação é fundamental. O auto-exame e a auto-crítica são evidências saudáveis de um professor em progresso, contanto que conduzam ao desenvolvimento e o fortalecimento de seu ministério e não ao desencorajamento” (Sam Doherty)

– O que é avaliação
1. A avaliação da escola dominical visa diagnosticar sua organização, programações, relações, decisões e resultados de seus planos e projetos, desenvolvidos pelos sujeitos, neste caso específico, todos aqueles que atuam direta e indiretamente nos cultos matinais de domingo. Envolve todas as atividades e instâncias da EBD, possibilitando um auto-retrato (auto-conhecimento) da própria igreja.
Este com certeza é um processo complexo, mas, de extrema importância para o crescimento da obra, e, para que funcione, deve ser contínuo e sistemático, ou seja,  fazer parte da rotina, envolvendo atores internos e externos, buscando produzir subsídios para a melhoria e aperfeiçoamento da qualidade da escola dominical
Sabemos que o Espírito Santo é a fonte de todo o ensino eficiente “Mas o Consolador, o Espírito Santo... vos ensinará todas as coisas” (João 14:26) que não há compreensão espiritual real da Palavra de Deus sem Ele “E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento” (I João 2:20). Porém, esta verdade não elimina a necessidade de utilizarmos todos os recursos disponíveis e todo o conhecimento pedagógico que dispomos no ensino da EBD, e, principalmente, não nos exima de nossa responsabilidade como trabalhadores da ceara, onde incansavelmente devemos labutar pelo crescimento desta obra.
   
“ O trabalho de um professor pode ser comparado com a de um jardineiro. Um jardineiro lança a semente de acordo com o que ele sabe sobre os princípios de jardinagem. Ele prepara o solo, semeia com cuidado, e certifica-se de que as ervas daninhas não cresçam e sufoquem as sementes. Essa não é uma negação do fato  de que somente Deus pode  conceder vida. O jardineiro sabe que ele não é capaz de fazer com que a semente cresça. Ele precisa depender de que Deus concederá vida. Mas isso não elimina sua responsabilidade de fazer tudo que está ao seu alcance” ( Sam Doherty)

Devemos nos perguntar se estamos reunindo todos os esforços necessários para que a nossa Escola Bíblica Dominical cumpra o seu papel,  o ensino que desenvolvemos têm alcançado a mente e o coração de nossos alunos, temos aplicado os princípios de ensino necessários para o processo de aprendizagem, temos estado na dependência do Espírito Santo diante das decisões? Precisamos avaliar a EBD que temos hoje e nossas práticas como professores.
“ O professor medíocre conta,
O professor bom explica,
O professor ótimo demonstra,
O melhor professor inspira.”

Trago uma proposta de avaliação que pode ser facilmente desenvolvida na sua Igreja. Qualquer dúvida, utilize o espaço do comentário.

Organização e materiais necessários
  
Formação de quatro (04) grupos, sendo que cada um receberá um questionário contendo quinze questões.
Os grupos receberão lápis de cor nas cores amarela, verde e vermelha, e um envelope contendo três cartões nas mesmas cores.
As respostas serão dadas primeiro no questionário, utilizando-se as cores, após discussão em grupo.

Cada grupo manifestará sua resposta utilizando-se do cartão, cujo resultado será exposto num mural com o quadro – síntese para que todos possam visualizar o resultado da avaliação.
As perguntas estarão divididas em três dimensões (em relação à E.B.D.; ao professor e sua prática e o professor e o aluno), serão cinco perguntas para cada dimensão.
Toda a programação será conduzida por um coordenador, que irá expor o resultado no quadro-síntese.
Haverá um relator que auxiliará o coordenador, conferindo as cores, tomando nota para que não haja erro na exposição do resultado.
Cada dimensão terá o valor mínimo de vinte pontos e máximo de cem pontos.



Definição das cores:


Verde:   Se essas: práticas/ princípios / conhecimentos/ ou situações
                                               Estão consolidadas.
Resultado -> um bom caminho no processo de melhoria
      -> valor numérico: 5

Amarelo: Se essas: práticas/ princípios/ conhecimentos/ ou situações
Ocorrem mas não podem ser consideradas recorrentes ou consolidadas.
Resultado -> elas merecem cuidado e atenção
            -> valor numérico 3

Vermelho: Se essas: práticas/ princípios/ conhecimentos/ ou situações
               São inexistentes ou quase inexistentes

Resultado -> a intervenção precisa ser imediata.
       ->     Valor numérico: 1

A resposta de cada grupo deverá ser justificada
Durante os trabalhos em grupo, todos deverão participar das discussões e atribuições de cores, ouvindo e respeitando-se o que o outro tem a dizer e aproveitar o momento para o diálogo.
    O processo de escolha das cores deve ser negociada entre todos.


è 
Modelo do Quadro Síntese


Grupos

Perguntas

01

02

03

04
Total
Parcial

01






02






03






04






05






Total Geral


Obs.: As cores amarela e laranja foram utilizadas apenas para facilitar a explicação.


Material utilizado para o quadro síntese:
·         Papel quarenta quilos branco
·         Papel cartão preto (azul)
·         Papel camurça branco
·         Cartolina branca
·         Feltro vermelho, verde e amarelo
·         Entretela fina
·         Pincel atômico preto


Modo de fazer:

Numa folha inteira de papel quarenta quilos,  risque as linhas com lápis, conforme o modelo demonstrado acima; os números e as palavras podem ser impressas e coladas ou escritas com pincel. Nas partes amarela e laranja, demonstrada no quadro, cole papel camurça branco deixando de fora as partes que estão na cor branca. Após este processo, corte tiras de 1 cm de papel cartão preto e cubra as linhas que foram riscadas de lápis colando na folha. Está pronto o quadro síntese.
Para ser utilizado no quadro no momento da avaliação
Corte em retângulo, de forma que caiba em cada quadrado da parte amarela, o feltro (vinte unidades nas cores amarela, verde e vermelha). Seguindo a mesma medida, corte na cartolina branca vinte retângulos e cole a entretela, estes serão utilizados na parte laranja.
 
Como funciona:
            Após a leitura de cada pergunta, os grupos manifestarão suas respostas levantando o cartão. Conforme a cor do cartão, o relator colocará no quadro síntese o retângulo em feltro nas cores correspondentes e somará o resultado, de acordo com o valores estabelecidos. Os resultados serão escritos nas fichas de cartolina e colocados, um após outro, na parte laranja do quadro. Ao término de cada dimensão far-se-á a soma total que será exposta no quadro síntese.
            Todos os resultados deverão ser anotados, para que posteriormente seja feito um relatório  de todo o processo avaliativo.





Avaliação


       O Sim (estão consolidadas). 5 pts


           O   Razoável 3 pts


            O   Não 1 pts



(1ª Dimensão) – A Escola Bíblica Dominical

O   A E.B.D. nos moldes de hoje, objetiva a evangelização a edificação, a santificação, o despertamento e a preparação para o serviço cristão?

O  Existe o cuidado com a distribuição das diferentes faixas etárias nas respectivas classes?

O    A estrutura hierárquica tem obedecido as bases cristãs de ordem e decência?

O    Atualmente a E.B.D é autônoma?

O  O ambiente físico da E.B.D, são devidamente adequados, tendo a suficiência ( com a disponibilidade de material, espaço ou equipamento quando necessários) e a qualidade (com adequação do material à prática pedagógica, boas condições de uso, conservação, organização, beleza, etc)?

(2ª Dimensão) – O professor e a sua prática
O   Sempre utilizo um plano escrito para cada lição além da revista do professor, adequando a lição proposta pela editora às necessidades de meus alunos?

O  Dou a devida importância no  uso dos recursos visuais, reconhecendo que ele torna a lição muito interessante e atraente. Porém, não esquecendo de colocá-lo numa posição de subordinação, pois, Deus e sua Palavra possuem a prioridade absoluta?

O  Inicio a preparação da lição com bastante antecedência, para que o tempo gasto no seu preparo seja adequado e resulte num ensino mais eficiente. Pois, reconheço que “a preparação e a apresentação são as duas maiores tarefas e responsabilidade de todo professor?

O  Procuro através da leitura de bons livros, da observação de meus alunos e do diálogo com outros professores mas experientes, conhecer o interesse envolvido em cada faixa-etária, respeitando suas limitações, para assim desenvolver um trabalho eficiente?

O  Reconheço que o sucesso do ensino cristão, está na dependência do Espírito Santo, por isso costumo ter um tempo devocional diário, estabelecendo um padrão de leitura / estudo da Bíblia?

(3ª Dimensão) – O professor e o aluno
O  Oro regularmente por cada um de meus alunos, apresentando seus problemas e suas necessidades específicas? Meus alunos sabem que oro por eles?

O  Será que eu, sob a direção de Deus e sob o poder do Espírito Santo, inculco a atitude correta em meu aluno – atitude como: “gosto disso”, esse é um lugar legal”, “ Deus me ama” e “meu professor gosta de mim”?

O  Eu me considero, de fato, um professor da Palavra de Deus e não apenas um contador de histórias ou uma babá, ou mesmo algum tipo de palhaço que distrai a atenção das crianças?

O  Relaciono minhas lições à vida prática e satisfaço as necessidades de meus alunos, aplico realmente a verdade ensinada à minha vida servindo como exemplo?

O  Posso dizer com sinceridade que amo o “Vitor”  desobediente e a “Paula” adorável sem me esquecer de que o Deus que me chamou para ensiná-los é imparcial com seu amor?

Aquí está a imagem de quando utilizamos o quadro síntese. Esta avaliação ocorreu após uma oficina de treinamento para professores, este momento que registramos foi quando os alunos receberam seus certificados:
















                        




   








2 comentários:

Viajando no Mundo ALIMA disse...

Parabéns pelo blogue quanta riqueza em suas práticas de avaliação. Aplicarei na EBD da minha igreja que Deus continue abençoando o seu ministério e em especial nas práticas pedagógicas.

CONTEUDOS DIVERSOS disse...

Também Gostei