Minha Outra Metade Está em Você
§ Objetivos
a) Testar
o conhecimento (no caso da utilização de versículos bíblicos) e ajudar na
formação de grupos.
b) Incentivar
a amizade e a cooperação.
§ A quem se destina
Dinâmica própria para eventos de médio porte, agrupando acima de
cinquenta pessoas (seminários, congressos,
retiros, reuniões, etc.).
§ Tempo previsto
Trinta minutos, aproximadamente.
§ Procedimentos
a) Recortar
cartelas de cores variadas, tamanho aproximadamente de 10cm x 5cm, em número
suficiente, de modo a não faltar para ninguém.
b) Escrever
em cada cartela, referências bíblicas (pode
ser parte de um cântico)
d) Cortar
as cartelas ao meio (ou três partes) de modo que o versículo ou a música fique
dividida.
e) A
dinâmica, propriamente dita, inicia-se com a distribuição das duas metades,
tendo o cuidado para que todos recebam.
f) Estabelecer
um tempo para as pessoas procurarem as suas metades.
Gravuras
§ Objetivos
a) Avaliar
o conhecimento;
b) Levar
o aluno a participar da aula.
c) Exercitar
o falar em público.
§ A quem se destina
Esta
é uma dinâmica que se aplica a qualquer grupo, dependendo do direcionamento do
facilitador.
§ Tempo previsto
Vai depender
do número de participantes, posto que, é importante a participação de todos.
§ Procedimentos
O
grupo deverá está acomodado nas cadeiras em círculo, após a lição o professor
irá espalhar as gravuras ao chão.Iniciando-se as instruções:
a) Cada
pessoa deve escolher apenas uma gravura com a qual despertou atenção;
b) Uma
vez escolhida a sua gravura, a pessoa irá relacionar a gravura com a lição,
todos deverão ter a oportunidade de falar:
Ao final,
pode-se conversar um pouco mais a respeito do que foi discutido:
1. Houve
alguma revelação que surpreendeu alguém (o que foi dito pela pessoa que se
apresentou)?
2. O
que levou você a escolher a sua gravura?
3. Gostaria
de ter escolhido alguma que outra pessoa pegou?
OBS: Essas
gravuras você poderá fazer de
Recortes de revistas. Fontes as mais diversas. É
importante que essas gravuras sejam coladas em papel branco, tipo 60kg, ou
cartolina.
|
Fazendo Arte
Objetivo: um modo interessante e
divertido de revisar histórias e acontecimentos bíblicos.
Divida a classe em dois ou mais time e
escolha um “artista” para cada time. Diga aos artistas o nome da história
bíblica que terão de desenhar. Os artistas voltam aos seus times e, a um sinal,
começam a desenhar rapidamente enquanto seus companheiros tentam descobrir a
história retratada. O artista deve se manter calado.
O time que adivinhar a resposta primeiro,
dará um grito de vitória para mostrar que é o vencedor da rodada. Continue o
jogo, mas dê a outros participantes a oportunidade de ser artista.
Variação
Um
único artista desenha, enquanto os times tentam descobrir do que ou de quem se
trata. O time que descobrir a resposta primeiro é o vencedor.
Segure o Prato
Objetivo: Ressaltar o aprendizado
bíblico.
Coloque os participantes sentados em
círculo e dê-lhes nomes de personagens do Novo Testamento. Enfatize que não
podem esquecer do nome recebido.
O professor fica no meio da roda e gira um
prato. (Um prato de plástico é mais apropriado.) Ao girar o prato, o professor
chama um nome. A criança chamada deve pegar o prato, antes que ele pare de
rodar. Se não conseguir, terá de recitar um versículo ou responder a uma
pergunta sobre seu personagem.
Variação
Use personagens do Antigo Testamento ou lugares
bíblicos.
Recital Bíblico
Objetivo: Revisar rapidamente os
versículos memorizados.
Mande que as
crianças sentem-se em círculo. Uma Bíblia passa de mão, enquanto uma música é
tocada.
Quando a música parar, quem estiver segurando
a Bíblia terá de recitar um versículo, ou sairá do jogo. Não vale repetir
versículos. Quem ficar na roda até o fim é o vencedor.
Qual é a letra?
Objetivo: Desafiar os participantes a
se lembrarem de pessoas e lugares da Bíblia.
Dê uma folha de
papel e um lápis a cada participante. Peça-lhes que escrevam os seguintes
títulos no cabeçalho da folha:
Homens da
Bíblia
Mulheres da
Bíblia
Cidades da
Bíblia
(Se desejar,
acrescente outras categorias.)
Cite várias
letras do alfabeto. Para cada letra, mande que os participantes escrevam um
nome embaixo de cada título. Incentive-os a pensar em nomes diferentes. Para
cada nome não repetido, o participante ganha um ponto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário