quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Dinâmicas para sala ou eventos




Minha Outra Metade Está em Você

§  Objetivos

a)    Testar o conhecimento (no caso da utilização de versículos bíblicos) e ajudar na formação de grupos.
b)    Incentivar a amizade e a cooperação.

§  A quem se destina

     Dinâmica própria para eventos de médio porte, agrupando acima de cinquenta pessoas (seminários, congressos, retiros, reuniões, etc.).

§  Tempo previsto
     Trinta minutos, aproximadamente.

§  Procedimentos
a)    Recortar cartelas de cores variadas, tamanho aproximadamente de 10cm x 5cm, em número suficiente, de modo a não faltar para ninguém.
b)    Escrever em cada cartela, referências bíblicas (pode ser parte de um cântico)
d)    Cortar as cartelas ao meio (ou três partes) de modo que o versículo ou a música fique dividida.
e)    A dinâmica, propriamente dita, inicia-se com a distribuição das duas metades, tendo o cuidado para que todos recebam.
f)     Estabelecer um tempo para as pessoas procurarem as suas metades.


Gravuras
§  Objetivos

a)    Avaliar o conhecimento;
b)    Levar o aluno a participar da aula.
c)    Exercitar o falar em público.

§  A quem se destina

       Esta é uma dinâmica que se aplica a qualquer grupo, dependendo do direcionamento do facilitador.

§  Tempo previsto
Vai depender do número de participantes, posto que, é importante a participação de todos.

§  Procedimentos
 O grupo deverá está acomodado nas cadeiras em círculo, após a lição o professor irá espalhar as gravuras ao chão.Iniciando-se as instruções:

a)    Cada pessoa deve escolher apenas uma gravura com a qual despertou atenção;
b)    Uma vez escolhida a sua gravura, a pessoa irá relacionar a gravura com a lição, todos deverão ter a oportunidade de falar:

Ao final, pode-se conversar um pouco mais a respeito do que foi discutido:

1.    Houve alguma revelação que surpreendeu alguém (o que foi dito pela pessoa que se apresentou)?
2.    O que levou você a escolher a sua gravura?
3.    Gostaria de ter escolhido alguma que outra pessoa pegou?

OBS: Essas gravuras você poderá fazer de
Recortes de revistas. Fontes as mais diversas. É importante que essas gravuras sejam coladas em papel branco, tipo 60kg, ou cartolina.


Fazendo Arte

Objetivo: um modo interessante e divertido de revisar histórias e acontecimentos bíblicos.

    Divida a classe em dois ou mais time e escolha um “artista” para cada time. Diga aos artistas o nome da história bíblica que terão de desenhar. Os artistas voltam aos seus times e, a um sinal, começam a desenhar rapidamente enquanto seus companheiros tentam descobrir a história retratada. O artista deve se manter calado.
    O time que adivinhar a resposta primeiro, dará um grito de vitória para mostrar que é o vencedor da rodada. Continue o jogo, mas dê a outros participantes a oportunidade de ser artista.

Variação
    Um único artista desenha, enquanto os times tentam descobrir do que ou de quem se trata. O time que descobrir a resposta primeiro é o vencedor.


Segure o Prato
Objetivo: Ressaltar o aprendizado bíblico.

     Coloque os participantes sentados em círculo e dê-lhes nomes de personagens do Novo Testamento. Enfatize que não podem esquecer do nome recebido.
     O professor fica no meio da roda e gira um prato. (Um prato de plástico é mais apropriado.) Ao girar o prato, o professor chama um nome. A criança chamada deve pegar o prato, antes que ele pare de rodar. Se não conseguir, terá de recitar um versículo ou responder a uma pergunta sobre seu personagem.

Variação

    Use personagens do Antigo Testamento ou lugares bíblicos.



Recital Bíblico
Objetivo: Revisar rapidamente os versículos memorizados.

Mande que as crianças sentem-se em círculo. Uma Bíblia passa de mão, enquanto uma música é tocada.
 Quando a música parar, quem estiver segurando a Bíblia terá de recitar um versículo, ou sairá do jogo. Não vale repetir versículos. Quem ficar na roda até o fim é o vencedor.


Qual é a letra?
Objetivo: Desafiar os participantes a se lembrarem de pessoas e lugares da Bíblia.

Dê uma folha de papel e um lápis a cada participante. Peça-lhes que escrevam os seguintes títulos no cabeçalho da folha:

Homens da Bíblia
Mulheres da Bíblia
Cidades da Bíblia

(Se desejar, acrescente outras categorias.)

Cite várias letras do alfabeto. Para cada letra, mande que os participantes escrevam um nome embaixo de cada título. Incentive-os a pensar em nomes diferentes. Para cada nome não repetido, o participante ganha um ponto.







Nenhum comentário: