terça-feira, 8 de novembro de 2016

Como preparar uma lição bíblica para crianças. História de Jonas

Realizamos mais um curso de preparação para professores de escola dominical no ano de 2016. O curso teve várias etapas, sendo uma delas, a preparação de uma lição bíblica. Cada participante deveria construir um plano de aula, baseado no estudo ministrado pelas palestrantes. Os principais pontos observados no Plano foram: "A Verdade Bíblica", "Objetivos" e "Aplicações".  Além da aula expositiva, cada participante recebeu os textos das palestras, um modelo de plano de aula com instruções resumida de cada ponto.

INSTRUÇÃO ENTREGUE AOS PARTICIPANTES:

Orientação para atividade que deverá ser apresentada no dia 22/10.

Os participantes deverão escolher um texto Bíblico e preparar um plano de aula contendo os aspectos descritos no quadro demonstrativo, logo abaixo exposto.
Após o planejamento da Lição Bíblica, escolha apenas um dos aspectos e faça a Ilustração.
            Breve explicação dos aspectos a serem formulados no planejamento da Lição, bem como a finalidade de cada um.

IMPORTANTE: Defina a faixa etária dos alunos

Aspectos:

1.    Título da Lição Bíblica: Escolha um título para sua lição.

2.    Texto Bíblico: pode ser uma história bíblica, de onde você vai extrair uma verdade (Ex. história do Rei  Josias, II Rs. 22/  verdade: A Palavra de Deus transforma a vida do homem)  ou pode ser um texto doutrinário de onde você vai ensinar a verdade ilustrando com uma história (Ex. Mt. 6.25-33; Verdade: Deus nos ama, Ele cuida de nós/ ilustração: Kiki inquieto)

3.    Verdade a ser ensinada: De acordo com a lição bíblica escolhida, identifique a verdade central nela contida.

4.    Objetivos: O que queremos alcançar com os alunos deve ser o mais específico possível e dizer o que o aluno deve conhecer, sentir e fazer como resultado da lição, os objetivos devem está diretamente relacionados com a verdade central. Devemos poder verificar, no fim da aula ou da unidade de estudo, se foram atingidos ou não.

5.     Versículo para Memorização:   Desperte a atenção de seus alunos, fazendo esta parte da aula bem interessante, variando os métodos utilizados;  esteja sempre com o versículo ilustrado; o versículo escolhido deve estar relacionado com a lição;  decida quando, na aula, vai ensinar o versículo;    ensine o significado e o sentido de todo o versículo;    incentive a memorização;  use métodos diversificados para a recapitulação.

6.    Apresentação: introduz a lição e deve prender o interesse da classe. O começo deve ser breve, produtivo e vivo. A variação de métodos ajuda a atrair a atenção dos alunos. Exs.: pergunta, objeto, ilustração, frase, historieta, dinâmica, etc.

7.    Aplicações: é o externar prático da verdade na vida do aluno. O aluno precisa saber como essa verdade se aplica a ele pessoalmente, ele precisa ser desafiado com a verdade de forma a saber como vivê-la. A lição pode ter mais de uma aplicação, porém, deve-se ter o cuidado de relaciona-las com a verdade ou verdades bíblicas ensinadas.

8.     Desafios:  sempre inclua um desafio em sua aplicação. O desafio pode ser lançado após a conclusão;  deve levar o aluno a pôr em prática aquilo que aprendeu (tornar-se praticante da Palavra de Deus);  O professor lançará o desafio para ser cumprido no decorrer da semana e na aula seguinte lhe será dada a oportunidade de relatar sua experiência.

9.     Música: Os cânticos devem ser selecionados com antecedência;  escolha cânticos que preparem o ambiente para as partes do programa que introduzem: oração, oferta, lição, memorização, etc. E, principalmente, que esteja relacionado à verdade ensinada; a letra e a música devem ser apropriadas para cada faixa etária; para melhor aprendizagem deve ter a letra escrita.

10.   Atividade: Esse é o momento de oportunidade tanto para o professor que poderá avaliar a aprendizagem, como para o aluno que poderá demonstrar e socializar o conhecimento adquirido. Há uma infinidade de meios pelos quais poderão ser aplicadas as atividades de conhecimento, poderão ser estas verbais, escritas, visuais, manuais ou até mesmo por meio de expressões, elas irão complementar o que foi ensinado, servirão para tirar dúvidas e servirão como incentivo na frequência dos alunos. Quanto mais houver variação nas formas de aplicação das atividades mais dinâmica tornar-se-á as aulas. O que determinará o tipo e a quantidade de atividades a serem aplicadas é a faixa etária da classe a ser trabalhada, ou seja, quanto menor a idade menos complexa e de preferência mais de uma atividade. O que não devemos é perder de vista seus objetivos, que são: para o aluno, demonstrar aquilo que aprendeu e para o professor avaliar aspectos do processo de ensino.

PLANO DE AULA FORMULADO BASEADO NA HISTÓRIA DE JONAS

Título da Lição Bíblica: Jonas e o grande peixe


Faixa etária: maternal
02 e 03 anos
Texto Bíblico: Jonas 1 e 2

Verdade a ser ensinada:

A obediência a Deus deve ser em todo o tempo.





Objetivos:
Ø (saber) Compreender através do exemplo de Jonas, que Deus quer que sejamos obedientes a sua Palavra.
Ø (saber) Entender que quem ama de todo o coração a Deus deve obedecer.
Ø (sentir) Perceber que Deus nos ama e está sempre pronto a perdoar a menor desobediência quando nos arrependemos de coração.
Ø (fazer) Empenhar-se em obedecer o papai, mamãe, vovô, vovó, professores pois a obediência a eles, significa obediência a Deus.

Versículo para memorização: Ame o Senhor de todo o coração. Marcos 12.30

Brincar de Mímica: Criar gestos para cada palavra do versículo.

Apresentação: HISTORIETA: Marcela estava brincando na sala. Sua mãe avisou que já era hora de comer e disse:
- Marcela, está na hora de almoçar. Guarde todos os brinquedos na caixa de brinquedos. Marcela disse sim para a mãe. Mas depois do almoço, quando a mamãe voltou na sala, todos os brinquedos estavam espalhados. Marcela não obedeceu e a mamãe disse:
-Marcela, como você não obedeceu e fez o que eu disse, você vai ficar uma semana sem pegar nesses brinquedos. Marcela se entristeceu muito. Chorou e pediu desculpas a mãezinha. A mãe a desculpou, beijou-a muito. Mas Marcela não pode brincar durante uma semana com os brinquedos.

Aplicações:


Ø Quando seus pais mandarem você fazer qualquer coisa, faça logo. Não espere pedirem a segunda ou terceira vez. Deus ama quando você obedece.
Ø Quando você desobedecer, ore e peça perdão pra Deus e não desobedeça mais.
Ø Ore sempre pra Deus pedindo para você ser obediente.

Desafio:
 Nesta semana, todas as vezes que o papai, a mamãe, a vovó ou o vovô mandarem você fazer algo, faça logo, e depois que fizer vá até ele ou ela e dê um abraço e diga “te amo...”


Cântico: “Sempre Obediente”
"Quero ver o papai alegre satisfeito e contente, quero ser mais obediente pro papai e pra toda gente
  Quero ver a mamãe alegre satisfeito e contente, quero ser mais obediente pra mamãe e pra toda gente
  Quero ver meu Jesus alegre satisfeito e contente, quero ser mais obediente pra Jesus e pra toda gente... "





Atividades

Escrita: Desenho do grande peixe e de Jonas para pintar e recortar. 


Manual: Jonas orando no ventre do peixe. Vai reforçar a atitude da criança de orar em arrependimento.



Recreativa:  Siga o mestre
·        Crianças em círculo em pé: O mestre dá o comando usando várias partes do corpo, quem errar ou desobedecer a ordem vai para a barriguinha do peixe uma rodada da brincadeira. (O peixe será ilustrado numa caixa grande). Após a brincadeira cada criança receberá um brinquedo confeccionado de garrafa. 








Este material será utilizado na atividade recreativa "siga o Mestre". Para confeccionar este peixe foi utilizado uma caixa grande de papelão, tnt e eva.




Brinquedo feito de garrafa que será entregue para cada criança. (para o Jonas ficar em pé, utilizei um potinho de tinta guache, com pedrinhas coloridas, para dar peso.






Outra opção para ilustrar a história de Jonas e brincar com as crianças. O material utilizado foi eva, prendedor de roupa e palito de churrasco.


 



Um comentário:

Unknown disse...

Aprendi o quanto é muito importante ensinar desde muito pequeno pra que a criança cresça com segurança e convicção em nosso Senhor.