A Oficina 03 com o tema "ensinando com jogos e brinquedos" foi ministrada pela professora Naidia. Ela trabalhou com um texto e trouxe alguns jogos que foram confeccionados.
A importância do lúdico na
aprendizagem, com auxílio dos jogos.
A educação para obter um ensino mais eficiente
aperfeiçoou novas técnicas didáticas consistindo numa prática inovadora e
prazerosa. Dentre essas técnicas temos o lúdico, um recurso didático dinâmico
que garante resultados eficazes na educação, apesar de exigir extremo
planejamento e cuidado na execução da atividade elaborada. O jogo é a atividade
lúdica mais trabalhada pelos professores atualmente, pois ele estimula as
várias inteligências, permitindo que o aluno se envolva em tudo que esteja
realizando de forma significativa. Através do lúdico o educador pode
desenvolver atividades que sejam divertidas e que sobretudo ensine os alunos a
discernir valores éticos, morais e espirituais, formando cidadãos conscientes
dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de propiciar situações em
que haja uma interação maior entre os alunos e o professor numa aula diferente
e criativa, sem ser rotineira.
A educação secular e religiosa tem por objetivo
principal formar cidadãos críticos, criativos e espirituais com discernimento e
ser capazes de construir cada vez mais novos conhecimentos em diversas esferas.
O processo de Ensino/Aprendizagem está constantemente aprimorando seus métodos
de ensino para a melhoria da educação. O lúdico é um desses métodos que está
sendo trabalhado na prática pedagógica, contribuindo para o aprendizado do
alunado possibilitando ao educador o preparo de aulas dinâmicas fazendo com que
o aluno interaja mais em sala de aula, pois cresce a vontade de aprender, seu
interesse ao conteúdo aumenta e dessa maneira ele realmente aprende o que foi
proposto a ser ensinado, estimulando-o a ser pensador, questionador e não um
repetidor de informações.
É preciso ressaltar que o termo lúdico
etimologicamente é derivado do Latim “ludus” que significa jogo, divertir-se e
que se refere à função de brincar de forma livre e individual, de jogar
utilizando regras referindo-se a uma conduta social, da recreação, sendo ainda
maior a sua abrangência. Assim, pode-se dizer que o lúdico é como se fosse uma
parte inerente do ser humano, utilizado como recurso pedagógico em várias áreas
de estudo oportunizando a aprendizagem do indivíduo. Dessa forma, percebem-se
as diversas razões que levam os educadores a trabalharem no âmbito escolar as
atividades lúdicas.
Como vemos Gilda Rizzo (2001) diz o seguinte sobre
o lúdico:
“… A atividade lúdica pode ser, portanto, um
eficiente recurso aliado do educador, interessado no desenvolvimento da
inteligência de seus alunos, quando mobiliza sua ação intelectual.” (p.40).
Segundo a autora, observa-se que o principal papel
do educador é estimular o alunado à construção de novos conhecimentos e através
das atividades lúdicas o aluno acaba sendo desafiado a produzir e oferecer
soluções às situações-problemas impostas pelo educador. Pois o lúdico é um dos
motivadores na percepção e na construção de esquemas de raciocínio, além de ser
uma forma de aprendizagem diferenciada e significativa.
Convém ressaltar que o educador deve ter cuidado ao
desenvolver uma atividade trabalhando o lúdico, por ser uma tarefa dinâmica, o
professor fica na condição de estimulador, condutor e avaliador da feitura da
atividade, no entanto o educador é o elo entre o lúdico e os alunos. Para que
isso aconteça de forma eficaz na EBD deve-se ter um bom planejamento, um
currículo adequado e objetivos claros.
É importante dizer que a palavra “jogo” referir-se
a “brincar”, levando em conta que o indivíduo não apenas se diverte jogando,
mas também aprende internalizando conceitos primordiais para seu
desenvolvimento secular e espiritual.
A palavra “jogo” etimologicamente origina-se do
latim “iocus”, que significa brincadeira, divertimento. Em alguns dicionários
da Língua Portuguesa aparece com definição de “passatempo, atividade mental
determinada por regras que definem ganhadores e perdedores”.
Pois o objetivo principal do jogo como atividade
lúdica é proporcionar ao indivíduo que está jogando, conhecimento de maneira
gratificante, espontânea e criativa não deixando de ser significativa
independente de quem o joga, deixando de lado os sistemas educacionais extremamente
rígidos. É também uma excelente oportunidade do professor fazer um diagnostico
da aprendizagem dos alunos, rever conceitos e projetar alvos.
Trabalhar com os jogos na sala de aula possibilita
diversos objetivos, dentre eles, foram pontuados os seguintes:
- Desenvolver a criatividade, a sociabilidade e as inteligências múltiplas;
- Dar oportunidade para que aprenda a jogar e a participar ativamente;
- Enriquecer o relacionamento entre os alunos;
- Reforçar os conteúdos já aprendidos;
- Adquirir novas habilidades;
- Aprender a lidar com os resultados independentemente do resultado;
- Aceitar regras;
- Respeitar essas regras;
- Fazer suas próprias descobertas por meio do brincar;
- Desenvolver e enriquecer sua personalidade tornando-o mais participativo e espontâneo perante os colegas de classe;
- Aumentar a interação e integração entre os participantes;
- Lidar com frustrações se portando de forma sensata;
- Proporcionar a autoconfiança e a concentração.
Nota-se também um entusiasmo maior sobre o conteúdo
que está sendo trabalhado por haver uma motivação do educando em expressar-se
livremente, de agir e interagir em sala de aula. Mas lembrando sempre que os
jogos devem está devidamente associado aos conteúdos e aos objetivos dentro da
aprendizagem, auxiliando a parte teórica, tornando o ensino mais prazeroso
apresentando opiniões para crescer ainda mais o trabalho dos profissionais da
área da educação.
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