quinta-feira, 12 de abril de 2012

Raabe, salva por um fio

“Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias” (Hebreus 11.31)
A história de Raabe nos mostra que o alcance da graça e misericórdia de Deus não têm limite, Deus estende a sua benevolência a quem ele quer.
Raabe tinha o perfil daqueles que na visão humana seria um improvável candidato para uma grande obra, mas, ela não só ajudou o povo na tomada de Jericó, como pela fé, foi salva ela e toda a sua família.

 “pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes;

e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.” (ICo 1.27-2)

 Raabe exercia uma profissão de mulher de má vida, era uma meretriz, sua casa ficava sobre as imponentes muralhas da cidade de Jericó. Tendo uma visão privilegiada, Raabe via todos os que entravam e saíam da cidade, principalmente mercadores vindos da parte oriental, sua localização não só beneficiava seus negócios, como a mantinha bem informada.

“Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, o qual destruístes.” (Js. 2.10)

As obras que Deus havia realizado ao povo de Israel  havia chegado ao conhecimento daquela mulher. É surpreendente que aquilo que Raabe ouviu, foi suficiente para produzir-lhe fé, ela tinha total convicção da veracidade daquilo que lhe foi relatado pelos viajantes que lá chegavam.

 Raabe não perdeu tempo, fez uma importante escolha, acolheu os espias em sua casa, sua atitude resultaria na salvação dela e de sua família da eminente destruição que recairia sobre a cidade de Jericó. Este fato nos faz lembrar do juízo de Deus sobre as cidades de Sodoma e Gomorra, mas, ao contrário de Ló e sua família (Gn. 19:15,16), Raabe não hesitou, assumiu todos os riscos e escondeu os espias debaixo dos talos de linho que secavam no telhado de sua casa, pôs em risco sua vida naquele momento, pois acreditou que Deus a salvaria da destruição futura, ela enxergou pelos olhos da fé o porvir, “Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hb. 11.1). Quantos tem esquecido do eminente juízo de Deus que recairá sobre a Terra, e tem buscado a satisfação de interesses presente, porém passageiros; muitos têm se acomodado no conforto, na comodidade e segurança de sua rotina diária e não estão dispostos a  nenhum sacrifício para fazer a obra de Deus. Raabe arriscou a própria vida para ajudar dois espias. O que temos feito para ajudar o próximo? Estamos nós dispostos a fazer algum sacrifício, ou correr algum risco para que a mensagem de salvação possa alcançar vidas?
Raabe não só demonstrou sua coragem ao esconder os espias dos soldados do rei, mas demonstrou que tinha um coração bondoso, pois não pensou somente em se salvar, mas pensou na sua família e intercedeu por ela.

“ Agora, pois, jurai-me vos peço, pelo Senhor que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo de que conservareis a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis a nossa vida da morte.”(Josué2:12,13)
Os homens responderam a esta notável declaração de fé: “... A nossa vida responderá pela vossa...” (2:14)  selando, assim, o pacto. Os dois espiões deram rapidamente a Raabe um cordão escarlate, instruindo-a atá-lo na janela do lado da casa construída no muro da cidade. Os israelitas, ao invadir o lugar, veriam o sinal e poupariam a todos os que estivessem dentro da casa. A seguir, Raabe avisou os homens para se esconderem durante três dias nos montes até que seus perseguidores abandonassem a caçada. Com isso, eles saíram pela janela e desceram os muros de Jericó.
Em todo o relato do capítulo dois de Josué o que mais chama atenção no caráter desta mulher, não é a coragem e nem a bondade, mas, sim, a fé. Onde a própria Bíblia testifica dela, quando o autor da carta aos Hebreus, inclui no rol dos heróis da fé do capítulo onze, juntamente com os patriarcas, reis e juízes, Raabe é citada. E isto é notório nas suas declarações. "Bem sei que o Senhor vos deu esta terra" (Js 2:8), portanto, ela creu na soberania de Deus. Creu que Deus opera maravilhas: "Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saístes do Egito" (Js 2:10). Creu que o Deus de Israel é o Deus Todo Poderoso: "porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima no céu e embaixo na terra" (Js 2:11).  Creu na misericórdia divina, e pediu misericórdia para si e para toda a sua família (Js 2:12,13).
Mas, a fé de Raabe foi muito mais que declarações, se converteram em ações, “E ela disse: Segundo as vossas palavras, assim seja. Então, os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela” (Js. 2:21) Não basta declararmos a nossa crença, a nossa fé para que seja genuína deve se converter em ações,ou seja, nossa fé deve produzir boas obras (Tg. 2:17 e 22; At. 9:36; Tm. 6:18; I Jo 3:18).   Por que Raabe escondeu os espias? Porque ela acreditava que se ajudasse a salvar a vida deles eles poupariam sua vida e de sua família. Tiago faz referência a Raabe, quanto a esta verdade, e, a coloca ao lado do patriarca Abraão (Tiago 2:25).
Não se sabe com precisão quanto tempo levou desde a saída dos espias da casa de Raabe até a destruíção de Jericó. Mas, é certo que ela PERMANECEU na fé, confiando na promessa de livramento e aguardou o livramento.
“Então, disse Josué aos dois homens que espiaram a terra: Entrai na casa da mulher prostituta e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe jurastes. Então, entraram os jovens, os espias, e tiraram Raabe, e seu pai, e sua mãe, e seus irmãos, e tudo quanto tinha; tiraram também toda a sua parentela e os acamparam fora do arraial de Israel.” (Js. 6:22 e 23)
Raabe não só foi salva da destruição, mas, também teve sua vida transformada, ela, que era uma estrangeira, passou a fazer parte do povo de Deus, passou a viver entre os hebreus “... e habitou no meio de Israel até o dia de hoje...” (Js. 6:25) Mudou de vida!  Abandonou a vida de prostituição, se tornou esposa de Salmom, mãe de Boaz, um ancestral de Davi, que evidentemente pertencia à árvore genealógica de nosso Senhor. (Ver Mat. 1:5): "a Salmom gerou de [Raabe] a Boaz...”
Além dos pontos citados quanto ao caráter de Raabe, podemos aprender vários outros aspectos deste maravilhoso relato Bíblico.

 “...se, vindo nós à terra, não atares este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e se não recolheres em casa contigo teu pai, e tua mãe, e teus irmãos, e toda a família de teu pai. Qualquer que sair para fora da porta da tua casa, o seu sangue lhe cairá sobre a cabeça” (js. 2:18 e 19)
Observa-se que a salvação de Raabe e sua família era condicional, para que estes fossem poupados da destruição precisavam de uma “marca”, os soldados israelenses precisavam ver o cordão pendurado na casa, este fato se assemelha com o relato de Êx. 12:21-23, quando o sangue do cordeiro foi colocado nas portas das casas dos israelitas, por ocasião da décima praga que recaiu sobre o Egito, que foi a morte dos primogênitos, assim como o sangue, o cordão representaria segurança para aqueles que estavam dentro da casa. Portanto, assim, para muitos o cordão escarlata tipifica o sangue de Cristo, de que o sangue do cordeiro pascoal era uma semelhança. A redenção só foi possível com a morte sacrificial de Cristo o Cordeiro que cumpriu nele todas as exigências para o nosso resgate (Ro. 3: 24-26).
 Outro aspecto importante que esta história nos mostra é que não há ninguém que esteja fora do alcance da Graça de Deus. Quem era Raabe? Uma mulher com uma vida moral decaída, não pertencia ao povo de Israel, portanto, uma estrangeira, que vivia numa terra de costumes pagãs, pois, o povo a quem pertencia eram politeístas. Mas Deus guiou os espias até a sua casa porque tinha um propósito com Raabe. Ela foi escolhida e salva mediante a Graça Divina.      

             

  

                  



      




Nenhum comentário: