quarta-feira, 2 de maio de 2012

Paulo, o apóstolo dos gentios.

v  O que realmente importa?
“Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” (IICo.12.10)
Paulo, que ficou conhecido como o apóstolo dos gentios, foi um homem que, pela Graça de Deus deixou um grande legado à igreja, homem de grande fé e extraordinária coragem, foi incansável na pregação do evangelho, iniciando seu ministério imediatamente após a sua conversão já na cidade de Damasco. Serviu ao Senhor na Igreja de Antioquia, fez três viagens missionárias, evangelizou grandes governantes de sua época, sofreu perseguições, prisões, açoites e até naufrágios. Quando ele deveria temer o que viria pela frente, ele pediu para ir a César. Paulo foi autor de 13 epístolas, que escreveu às igrejas e companheiros de ministério. Teríamos muito para falar de Paulo, mas, nos faltaria espaço, portanto, escolhemos apenas alguns aspectos referentes a sua conversão, para extrair preciosas lições.  
Mas, nem sempre foi assim, o capítulo oito de Atos começa a falar de uma grande perseguição sobre os cristãos, uma perseguição orquestrada para jogar na prisão todos aqueles que seguiam a Jesus. E, quem conduzia essa perseguição era Saulo, mas ainda, não conformado, ele vai para fora das províncias da Judéia, para a cidade de Damasco. O seu ódio e o seu extremo zelo pela sua religião, levava-o a agir com extrema violência, Paulo se tornou culpado de muitas injustiças contra o povo de Deus, culpado de muitas mortes (At.8.1; 9.1; 22.4; ICo.15.9; Gl.1.13; Fp.3.6; ITm.1.13).
Quando se pára, para analisar a vida e conversão de Paulo, se chega a conclusão de que não existe pecado que não possa ser perdoado, portanto, a Graça de Deus é maior que o pecado do homem “mas onde abundou o pecado, superabundou a graça.” (Rm.5.20)
Quando Paulo movido por sua cegueira espiritual, seguia na estrada a caminho de Damasco, foi surpreendido por uma grande luz (At.9.3). Muito mais que um homem atordoado, o que naquele momento caiu por terra, foram suas convicções, suas crenças, tudo aquilo que ele acreditava ser a única verdade. Não esqueçamos quem era Paulo, um fariseu (At.23.6, Fp.3.5), que foi instruído por Gamaliel (At.22.3), que acreditava piamente que estava fazendo o que era certo, que estava no caminho certo, ele acreditava ser um piedoso judeu, seu zelo religioso era tão grande, que ele foi até as últimas conseqüências, perseguindo aqueles que para ele afrontavam sua religião.
Atos 9.4 “...por que me persegues”, Mt. 25.31-46 nos ensina que perseguir seus discípulos era perseguir a Jesus.
A luz que atingiu os olhos de Paulo o cegou completamente, e durante três dias ele não enxergava absolutamente nada, porém, foi só a partir deste momento que ele passou a enxergar de fato, seus olhos foram abertos para o verdadeiro zelo do Senhor, e assim, tudo o que ele acreditava antes, era irreal, tudo que ele sabia era que nada sabia.
Quando Jesus toca no coração de Paulo, ele imediatamente pára de perseguir os cristãos. Isso é uma lição para nós, quando há uma conversão, há o abandono do pecado e passa este a ser moldado no caráter de Cristo e não o inverso, quando, hoje acontece que pessoas passam a freqüentar denominações e quer moldar Jesus a seu querer. O objetivo da evangelização é tornar alguém discípulo sob a ordem de Cristo, tornar a pessoa capaz de negar a si mesmo e tomar a sua cruz.
“Levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas que me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda” (At.26.16). Não importava, quem era Paulo e o que havia feito, diz a sua Palavra “...ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão com a lã” (Is.1.18). Não importava também, quais eram seus projetos, nem os seus caminhos “Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos” (Jr.10.23). O que importava é que pela Sua Graça, Deus o havia escolhido e tinha um propósito na vida de Paulo, assim, também nos escolheu e nos chamou para cumprir o seu propósito, cabe a nós enxergarmos a vida a partir do olhar amoroso de Cristo, e não venhamos a nos esconder atrás de uma falsa religiosidade, andar em Cristo não é cumprir uma lista de regras, é viver “... pela fé no filho de Deus...” (Gl.2.20) é enxergar a promessa do novo céu e da nova terra. É fazer parte do Reino de Deus e viver nesta vida como cidadão deste Reino, anunciando-o a este  mundo.    
O temor causado por Saulo em sua perseguição era imenso, mas, maior que o temor que ele causou, foi a sua dedicação, a obra que fez em Cristo, foi muito maior. Não teve outro, como Paulo, com tanto conhecimento, depois da sua conversão, Deus o capacitou para uma grande obra, pois ele se tornou apóstolo dos gentios (At.9.15; 22.21; Rm.11.13).
A obra missionário de Paulo inicia-se quando, este e Barnabé são separados (At.13.2).  Agora têm uma comissão dada por alguém muito mais superior que os sacerdotes, dada pelo próprio Cristo. Por onde ele passava causava grande espanto pela grande transformação que apresentava. A revolução que ele causou é tão grande, que seus antigos aliados vão agora tramar sua morte (At. 9.23), eles passaram ver Paulo como um traidor da religião judaica, ele passou a sofrer grande perseguição. Foi perseguido em Listra (At. 14.8); foi apedrejado (At.14.19); preso em Filipos (At.16); cinco vezes recebeu uma quarentena de açoites, três vezes fustigado com varas, sofreu três naufrágios (IICo.11.23-26).
A conversão de Paulo não se deu pelo conhecimento da lei, nem pelo seu zelo religioso, mas, se deu pela graça de Deus. A resposta de Paulo a graça de Deus é “ai de mim se não pregar o evangelho”, ele abandona definitivamente a sua antiga vida.
Nem o zelo religioso, nem o conhecimento que muitos ostentam com orgulho, nem a aparente vida de bom moço, nem possíveis feitos heróicos são sinais de redenção. Existem muitos cegos que pensam ter visão de águia. Cuidado! Ore ao Senhor, para que, mediante sua Graça, você possa enxergar a vida através da Luz redentora de Cristo o qual se revela mediante sua Palavra. 
  

Nenhum comentário: