sábado, 26 de abril de 2014

A Bíblia e o meio ambiente.



A BÍBLIA E O MEIO AMBIENTE





No princípio
Criou Deus amorosamente e maravilhosamente o planeta terra. Com Seu senso estético trouxe ordem, beleza e harmonia ao planeta. Logo depois de ter criado a luz, a água, a terra e todas as espécies de seres vivos, criou sua obra prima – os seres humanos (homem e mulher), Sua imagem e semelhança. Eles seriam criaturas pessoais, racionais, espirituais, criativas e morais. O livro de gênesis nos informa que Deus criou o meio ambiente perfeito para todas as suas criaturas e amou a sua criação. Deus, viu que tudo o que havia feito era muito bom e passou aos seres humanos a responsabilidade de cuidar e dominar sobre a Sua criação.
A Criação e Responsabilidade dos Seres Humanos
 O domínio dado por Deus aos seres humanos deveria ter como modelo o domínio de Deus que criou todas as coisas de forma sábia, amorosa e cuidadosa. Portanto, os seres humanos foram colocados como servidores de Deus e da terra e de suas criaturas, as quais nos foram subordinadas pelo Criador.
A Rebelião Humana e Suas Consequências
Por certo tempo, Deus, os seres humanos e todos os seres vivos existiram em perfeita harmonia. Mas, devido à desobediência humana, as relações foram cortadas. E como consequência, a atividade de servir a Deus, a terra e suas criaturas foram pervertidas e desvirtuadas e a humanidade se endeusou a si mesma e passou a explorar cruelmente à criação, tornando o mundo um ambiente hostil para todos os seres humanos. A humanidade rebelou-se e afastou-se de Deus. E na sua rebelião, ela morreu espiritualmente diante de Deus. Tornou-se incapaz de fazer Sua vontade.
Relações Restauradas
Desrespeitado e rejeitado pelos seres humanos e tendo sua criação danificada pelas pessoas que Ele confiou a responsabilidade de cuidar e preservar, Deus poderia muito bem ter destruído a humanidade, mas, surpreendentemente, Deus sendo rico em misericórdia e por Sua livre escolha e graça, procurou reatar as relações cortadas. E isso, aconteceu por meio da Encarnação de Cristo e sua morte expiatória. Cristo, pagou pelas nossas culpas. A humanidade caída trouxe a desarmonia de toda a criação, mas, por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo, temos a harmonia de volta, temos a reconciliação com Deus e com a criação inteira. Temos novamente a capacidade de fazer a vontade do Deus-Criador. A Bíblia nos informa que a vontade Divina, será plenamente realizada quando Jesus Cristo retornar pela segunda vez. Porém, enquanto isso não ocorre, devemos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para vermos o reino de Deus na terra, bem como cuidar e preservar o nosso planeta e seus variados e ricos recursos conforme nos foi ordenado no princípio pelo Criador.
(Leia na Bíblia sobre: a criação, a responsabilidade humana e as relações cortadas [Gênesis 1,2 e 3, Romanos 8:19-23]; Cristo, o reconciliador [Colossenses 1:15-20] e a volta de Cristo e a nova criação [João 14:1-3, 2 Pedro 3:13 e Apocalipse 21: 1-5]
Pastor Luiz Guilherme Mesquita Alves

Nenhum comentário: