segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Curso para professores das classes dos adolescentes

Essa apostila foi preparada para um curso de treinamento de professores da EBD, especificamente aos professores das classes de adolescentes.



ENCONTRO PEDAGÓGICO EBD 2015/PALAVRA QUE VALE OURO
Estudo para professores da classe dos adolescentes
Professora Odinete Cristina Alves

1.  Perfil dos adolescentes
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
RECOMENDAÇÕES
Mudanças e crescimento (meninas mais rapidamente); problema com a aparência; desajeitados; consciência do sexo.
Orientações baseadas em princípios Bíblicos para a compreensão de si mesmo, para o desenvolvimento pessoal, na relação com os outros, e nas atividades diárias.
CARACTERÍSTCAS COGNITIVAS
RECOMENDAÇÕES
Capacidade de raciocinar e inquerir; fazem escolhas; sonhadores; ansiosos por respostas, mas aparentam indiferença; dúvidas frequentes; querem testar.
Ensino criativo e variado, que principalmente oportunize o debate e incentive o aluno a  expressar-se. Desafiando-os com atividades dentro e fora de sala de aula. Proponha metas a serem cumpridas.
CARACTERÍSTICAS EMOCIONAIS
RECOMENDAÇÕES
Instáveis; mal humorados; inconstantes; solitários; ânsia por independência; francos.
O professor precisa ter compreensão e firmeza. A orientação deve ser feita com amabilidade. É importante orientação bíblica sobre vários aspectos problemáticos (sexualidade, bulling, relacionamentos sociais, drogas, mídias, etc)
CARACTERÍSTICAS AFETIVAS
RECOMENDAÇÕES
Auge da idade da turma; desejo de aprovação do grupo; rebelam-se contra a autoridade; procuram conselhos fora do meio familiar;  imitadores.
O professor pode exercer grande influência sobre seu aluno. É importante demonstrar interesse pelas questões a ele relacionadas, ouvi-los, aconselha-los e não repreende-los.
CARACTERÍSTICAS ESPIRITUAIS
RECOMENDAÇÕES
Fase crucial, ocasião oportuna para a conversão; questionam e duvidam; perguntas honestas; a fé é posta à prova; capazes de uma vida cristã intensa e testemunho cristã.
O professor deve está preparado para responder-lhes questões doutrinários, para que não venha confundir ainda mais a cabeça do aluno. Deve-se deixa-los questionar e não recrimina-los, pois esse é um período oportuno para a conversão

2. O que o professor dos adolescentes precisa SER, SABER E FAZER
2.1. O Professor da classe dos adolescentes precisa SER:
2.1.1.Chamado por Deus para o ministério do ensino.
Nós ensinamos porque o Espírito Santo orienta e convoca pessoas para o ministério de ensino e porque ele nos capacita para o mesmo.
“E ele mesmo concedeu uns para...mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Ef. 4.11-12)
Entretanto, precisamos compreender que tais dons e capacidades, não evitam a necessidade de treinamento e de preparação. Deve haver uma disposição para não negligenciarmos os dons que temos (I Tm. 4.14) mas para manter viva a chama (II Tm. 1.6)

2.1.2.Comprometido (dedicado) com a obra do ensino.
Eis alguns textos bíblicos que falam da motivação pelo qual o professor se dedica na obra do ensino: que as suas obras sejam feitas em Deus (Jo.3.21); que a sua satisfação esteja em fazer a vontade do Senhor que o enviou a realizar a Sua Obra (Jo. 4.34); que esteja contando sempre com a companhia do Pai Celeste, porque procurou sempre fazer o que lhe agrada (Jo. 8.29).
Eis alguns textos Bíblicos que demonstram as atitudes de um professor dedicado: é aquele que estuda e medita sobre os atos de Deus e as verdades que deles são reveladas (Dt.4.9); é aquele que conhece e ama o Salvador, que conhece e ama seus alunos e conhece e ama a mensagem que deve ensina-los. (Dt. 6.5-7, Jo. 21.15)

2.1.3.Exemplo e referência para seus alunos. (ICo.4.16; ICo.11.1; Ef.5.1; Fp.3.17; ITs.1.6; ITs.2.14; Hb.6.12)
Esta constitui-se em uma das principais funções do professor da EBD, a apresentação de uma personalidade digna de ser imitada, o professor deve dar exemplo e viver como modelo de caráter, imitando ele próprio o modelo perfeito, que é Cristo. Como fazia Paulo, que disse: “sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (ICo. 11.1) o ensino se dar pelo exemplo, se o professor não for um exemplo de conduta cristã, seus ensinamentos não terão nenhum efeito na vida de seus alunos.  

2.2. O Professor da classe dos adolescentes precisa SABER/CONHECER:
2.2.1.As principais doutrinas bíblicas.
“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. /continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (I Tm. 4.16)
Paulo enfatiza aqui a importância da doutrina, tanto para o professor quanto para os ouvintes, ou seja, devemos aprender todas as doutrinas para nosso próprio benefício e para ensinarmos da melhor maneira. Se assim fizermos, haverá pelo menos quatro consequências:
·         Conheceremos melhor a Bíblia, com mais clareza e menos confusão;
·         Deus nos abençoará em nossas vidas e nos ajudará com nossos problemas;
·         Estaremos mais capacitados a ajudar os outros.
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.” (IITm.3.16)
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não têm de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade.” (IITm.2.15)
Paulo escreveu a Tito que “eles (servos) podem em tudo adornar a doutrina do nosso Deus e Salvador” (Tito 2.10). Vidas que são perseverantes com as verdades estudadas, entendidas e cridas, “enfeitarão com honra” ou “embelezarão a Bíblia” e farão sua mensagem atraente. Você talvez seja a única Bíblia que o não crente lê.

2.2.2.As necessidades de seus alunos.
“Não há nenhum aspecto na personalidade, caráter, mente, emoções ou vontade humana que permaneça isento da corrupção do pecado, ou imune a sedução do mal.” (John MacArthur, p.31) (Rm.5.12, 18, 19; Sl.51.5).
A primeira e maior necessidade de seu aluno, pode ser a regeneração, (Rm.8.7,8; Ef.2.1,3), isso significa que provavelmente você tenha uma classe mista, formada por adolescentes regenerados e não regenerados. Portanto, sua tarefa prioritária é ser um evangelista em sua classe, (Rm.10.14). Uma vez regenerados, precisa ser cultivado no coração deste aluno os ensinamentos das verdades espirituais, de modo a promover o crescimento e maturidade espiritual, e por conseguinte venham dar frutos, como trabalhadores na Seara do Senhor. Temos, portanto, a tríplice tarefa de um professor da EBD, ensinar a Palavra de Deus para que produza a salvação, o crescimento e o preparo para o serviço.
    
2.2.3.Os principais princípios que regem o processo de ensino-aprendizagem.
Existem alguns princípios que norteiam o processo de ensino-aprendizagem, dos quais um professor da escola dominical interessado em melhorar sua prática docente, buscará conhece-los através de leituras complementares em obras escritas por estudiosos na área de educação cristã, através da participação de cursos de treinamento para professores de escola dominical, temos também um grande acervo de sugestões que podem ser extraídas da internet.  Existem algumas práticas pedagógicas imprescindíveis para a docência, como a construção do plano de aula, a utilização de recursos didáticos adequados para as diversas faixas etárias, métodos didáticos variados e atrativos, sistemáticas de avaliações eficientes, formulação de currículo, afinal quem melhor conhece as necessidades dos alunos são seus professores.     

2.3. O professor da classe dos adolescentes precisa FAZER:
2.3.1.Orar incessantemente com súplicas ao Senhor.
A Bíblia ensina que:
·         Deus opera em resposta a oração. (Lc.11.9-10; Tg.5.16; Jo.14.13-14; IJo.5.14-15)
·         Devemos gastar tempo em oração. (Ro.1.9-10; Fl.1.4; IITm.1.3; Ro.10.1)
·         Temos o dever como crentes e servos de Deus de orar. (ITm.2.1; IITs.3.1; Ef.6.18-19; Hb.4.16)
Há pelo menos três direções para as quais um professor da EBD deve conduzir suas petições: por si mesmo, por seus alunos e pelo seu ministério de ensino.

2.3.2.Estudar incessantemente as Sagradas Escrituras.
O primeiro “homem da Palavra escrita” foi Josué. Deus disse a ele: Não cesses de falar deste Livro da Lei (Leia-o); antes, medita nele dia e noite (pensar sobre ele), para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito (obedece-lo) então, farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.” (Js.1.8)
Estude a Bíblia como uma fonte de conhecimento. Leia-a repetidas vezes. Utilize a Bíblia como um mapa. Consulte-a constantemente. Ouça a sua Bíblia como se fosse a voz do seu comandante. Obedeça-a instantaneamente.
Todo prédio precisa de um fundamento bom e firme; e, em nossas vidas e ministérios como professores, esse fundamento é fornecido pela Bíblia, a Palavra de Deus. (Is.55.10-11; At.20.27; Ro.10.17; IPe.2.23; Sl.126.6)

2.3.3.Fazer uso de todos os recursos para alcançar os objetivos de aprendizagem.
Pense no ministério do Senhor Jesus. Ele não possuía um Datashow, uma tela de projeção, vídeos ou conjunto de fotos. Mas ele fazia uso constante de recursos variados. Uma criança, uma moeda, um pássaro, uma árvore, um peixe ou uma flor. Ele usava coisas comuns da natureza, acessíveis, baratas. Os recursos didáticos não são um fim em si mesmos. Eles são um meio para o fim. Eles podem ser usados para auxiliar o ensino de verdades bíblicas. Se referem ao material que professores e alunos usam no processo de ensino e aprendizagem. Esses recursos podem ser sonoros, verbais, visuais, simulados, e outros. Se os alunos forem motivados a se envolverem no processo de sua própria aprendizagem, este resultará em mudanças.

“Portanto a graça de Deus
Se manifestou salvadora a todos os homens...
Dize estas cousas; exorta e repreende
Também com toda autoridade,
Ninguém te despreze”
(Tito 2. 11 e 15)

Nenhum comentário: